FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14211/regepe.v2i3.137Keywords:
Educação, Ensino Empreendedor, Ensino Fundamental, Pedagogia Empreendedora.Abstract
A metodologia Pedagogia Empreendedora (PE) é uma abordagem pedagógica projetada para apoiar a aprendizagem empreendedora no ensino fundamental. Com base em sistemas e pensamento visionário, a PE foi desenvolvida para dar suporte à processos de aprendizagem e ação voltados ao contexto empreendedor. O programa utiliza materiais elaborados especialmente para este projeto. No ano de 2002 foi realizado um teste-piloto. Já em 2003 e 2004, 6.352 professores e 173.304 estudantes entusiasticamente participaram do programa, em 1.566 escolas de ensino fundamental, no Estado do Paraná, Brasil. Em todo o país, um total de 340 mil estudantes estiveram envolvidos no projeto, totalizando 123 cidades num período de dois anos. Este artigo apresenta o conteúdo e resultados da aplicação da PE e discute a importância do programa para o florescimento do espírito e da ação empreendedora, com base na descrição e discussão do projeto realizado no Paraná. Trata-se do olhar para o ensino do empreendedorismo através das lentes da autoidentidade, da democracia, da cooperação e da aprendizagem, elementos considerados como pilares na construção do autodesenvolvimento.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
5. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication, with the work after publication simultaneously licensed under a (Creative Commons (CC BY 4.0) that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
6. Authors are permitted and encouraged to post their work (Submitted version, Accepted version [Author Accepted Manuscript], or Published version [Version of Record]) online, e.g., in any repository, Any website or Author’s homepage , as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work. The REGEPE ask as policy conditions for the Authors to: Must link to published article with DOI. See the Effect of Open Access at: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html