Influência das Características Socioeconômicas, Capacidade de Gestão e Comportamento Empreendedor no Sucesso dos Empreendedores Participantes do Programa de Microcrédito do Banco Palmas

Authors

  • Gilberto Barros da Frota Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Gerente de Controle do SENAC/CE Professor Adj. I da Faculdade Ateneu.
  • Marcus Vinicius de Oliveira Brasil Universidade Federal do Ceará-UFC/FEAAC
  • Raimundo Eduardo Silveira Fontenele Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Universidade de Fortaleza, Centro de Ciências Administrativas.

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v3i2.140

Keywords:

Empreendedorismo. Economia Solidária. Microcrédito. Banco Palmas.

Abstract

O objeto em estudo está inserido no bairro de baixa renda localizado na região metropolitana de Fortaleza denominado de Conjunto Palmeiras. Qual é a influência do perfil empreendedor, capacidade de gestão e perfil socioeconômico na conquista do sucesso dos microempreendedores? Para responder à pergunta de pesquisa aplicou-se um questionário de 56 questões com 319 empreendedores. Na tabulação dos dados aplicou-se a análise fatorial confirmatória por meio de Modelo de Equações Estruturais (SEM), utilizando-se dos softwares SPSS versão 20.0 (para AFC) e AMOS 16.0 (para SEM). Como resultados, no que se refere às variáveis submetidas a exame para avaliação de seu impacto no sucesso empresarial constatou-se não existir relação entre as variáveis comportamento empreendedor e sucesso. No que diz respeito à variável perfil socioeconômico e sucesso obteve-se um índice de regressão de -2,12. Apenas na variável capacidade de gestão e sucesso empresarial pode-se afirmar a existência de correlação de 0,19.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gilberto Barros da Frota, Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Gerente de Controle do SENAC/CE Professor Adj. I da Faculdade Ateneu.

Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Professor Adj. I da Faculdade Ateneu.

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil, Universidade Federal do Ceará-UFC/FEAAC

Professor Doutor da Universidade Federal do Cariri- UFCA, bolsista de pós-doutorado em Administração da CAPES/PNPD, do Programa Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará-UFC.

Raimundo Eduardo Silveira Fontenele, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Universidade de Fortaleza, Centro de Ciências Administrativas.

Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Universidade de Fortaleza, Centro de Ciências Administrativas. Professor do Mestrado e Doutorado.

Professor da Graduação da Universidade Federal do Ceará-UFC.

Published

2014-05-15

How to Cite

Frota, G. B. da, Brasil, M. V. de O., & Fontenele, R. E. S. (2014). Influência das Características Socioeconômicas, Capacidade de Gestão e Comportamento Empreendedor no Sucesso dos Empreendedores Participantes do Programa de Microcrédito do Banco Palmas. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 3(2), 42–69. https://doi.org/10.14211/regepe.v3i2.140

Issue

Section

Research Articles

Most read articles by the same author(s)