Autoria nos Artigos Científicos: Por que a Ordem Importa aos Pesquisadores

Vânia Maria Jorge Nassif

Resumo


O exercício no papel de editora chefe da REGEPE tem trazido experiências e aprendizagens inusitadas.  Ora por saber que há dificuldade da parte dos autores em acatarem a política editorial da revista, de aceitarem uma rejeição sem perder a esperança de que o artigo sempre pode ser melhorado, ora pela responsabilidade ao arbitrar o resultado de uma submissão.

Do outro lado, encontramos desafios no contato com os avaliadores, pessoas fundamentais no processo de editoração e guardiões da qualidade técnica-científica de nossa publicação. Essa atividade oculta, missionária e voluntária, embora tenha uma relevância incalculável, tem se tornado mais difícil a cada dia, não pela indisponibilidade ou comodismo, mas pela sobrecarga que todos nós, professores e pesquisadores vivenciamos no cotidiano de nossas atividades profissionais.

É inquestionável a pressão por publicação em periódicos de alto impacto a qual somos desafiados, em decorrência das avaliações dos programas e da demonstração da capacidade cientifica dos pesquisadores, que pode colocar em risco a empregabilidade...


Palavras-chave


Artigos Científicos; Pesquisadores; Autoria nos Artigos

Texto completo:

PDF

Referências


Biagioli, M., & Galison, P. (2003).Scientific Authorship: Credit and Intellectual Property in Science. New York: Routledge, 2003.

Maddox, J. (1994). Making publication more respectable. Nature, v. 369, pp. 353.

Marques, F. (2011). Hierarquia complexa. pesquisa FAPESP, n. 184.

Montenegro, M. R., & Alves, V. A. F. (1997). Critérios de autoria e co-autoria em trabalhos científicos. Acta Botanica Brasilica, 11(2).

Petroianu, A. (2002). Autoria de um trabalho científico. Revista da Associação Médica Brasileira, 48 (1), pp. 60-5.

Petroianu, A. (2010) Critérios para autoria e avaliação de uma publicação cientifica. Revista de Psiquiatria Clínica, 37(1), pp.1-5.

Volpato, G. L (2016). Autoria científica: por que tanta polêmica? Revista de Gestão e Secretariado. GeSec, São Paulo, v. 7, n. 2, p 195-210.

Yukihara, E. (2011). Qual deve ser a ordem dos autores de um artigo científico? Ciência Prática, n.13 (maio).




DOI: http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v8i2.1574

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Rev. Empreendedorismo Gest. Pequenas Empres., São Paulo, SP, Brasil. e-ISSN: 2316-2058    

Prefixo do DOI: 10.14211  Classificação Qualis 2016: B1