CONHECIMENTO, COOPERAÇÃO, INSTITUIÇÕES E REPUTAÇÃO: RECURSOS RELEVANTES PARA LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS EM UM PARQUE TECNOLÓGICO?

Authors

  • Paula Karina Salume Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Liliane Oliveira Guimaraes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ângela França Versiani Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v5i3.361

Keywords:

parque tecnológico, recursos, conhecimento, cooperação, instituições, reputação

Abstract

O presente artigo tem por objetivo analisar o papel dos recursos - conhecimento, cooperação, instituições e reputação - na decisão pela instalação de empresas em um parque tecnológico. Adotou-se como arcabouço teórico a teoria da dependência de recursos e visão baseada em recursos (VBR). Optou-se, como percurso metodológico, pela aplicação de questionário estruturado a dezoito empresas do BH-TEC, obtendo-se quinze respostas, utilizando como variáveis os recursos: conhecimento, cooperação, instituições e reputação (Hoffmann, 2002). O BH-TEC foi criado em 2005 e trata-se de um condomínio que abriga atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas para acelerar as atividades de inovação tecnológica nas empresas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o do estudo de Neckel, Hoffmann e Schoreder (2010), que adaptaram o instrumento inicialmente construído por Hoffmann (2002). Hoffmann (2002) definiu teoricamente os recursos conhecimento, cooperação, instituições e reputação, adotados neste estudo. Identificou-se que o acesso aos recursos “conhecimento”, “instituições” e “reputação” são reconhecidos pelos participantes do parque tecnológico, como importantes para a decisão de instalação no parque. No entanto, constatou-se baixo nível de cooperação interfirmas. Por fim, parece que a decisão pela instalação no BH-TEC está relacionada, positivamente, à existência de recursos estratégicos, já que 87% concordam que a localização no BH-TEC oferece a elas acesso privilegiado a recursos, tais como conhecimento, tecnologia, mão de obra, entre outros.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paula Karina Salume, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas

Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Liliane Oliveira Guimaraes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Administração pela EAESP-FGV/SP

Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas

Ângela França Versiani, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Administração pela FEA/USP

Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas

Published

2016-09-29

How to Cite

Salume, P. K., Guimaraes, L. O., & Versiani, Ângela F. (2016). CONHECIMENTO, COOPERAÇÃO, INSTITUIÇÕES E REPUTAÇÃO: RECURSOS RELEVANTES PARA LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS EM UM PARQUE TECNOLÓGICO?. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(3), 04–29. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i3.361

Issue

Section

Research Articles

Most read articles by the same author(s)