Lições de um Empreendimento: O Caso de uma Indústria de Alimentos

Authors

  • Leani Lauermann Koch Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Larissa Lappe Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Cristina Vaccari Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Julio Adriano Ferreira dos Reis Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Odilon Luiz Poli Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v6i2.478

Keywords:

Empreendedorismo, Gestão, Planejamento, Ambiente Competitivo

Abstract

Este caso para ensino tem por objetivo relatar uma situação do ambiente organizacional e tratá-lo para fins educacionais, de modo a contribuir em processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, apresenta-se uma narrativa sobre a história dos irmãos Walter e a trajetória empreendedora até à concepção da Walter Indústria e Comércio de Alimentos, mediante análise dos desafios e dificuldades encontradas por empreendedores no planejamento de um novo negócio e para sua consolidação no ambiente competitivo. O ramo de atuação da indústria foi o de laticínio e o principal produto comercializado era o queijo, com destaque para o queijo fatiado em razão do valor agregado, e em menor volume o leite em pacotes. A indústria instalou-se no município de Seara-SC, onde manteve suas atividades entre os anos de 2005 a 2010. Nesse período, a empresa teve grande participação de mercado, atendendo redes de supermercados e de alimentação em todo o Brasil. O relato traz a percepção de dois dos sócios sobre a experiência na gestão do empreendimento, desde sua ascensão até o declínio e posterior decreto de falência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leani Lauermann Koch, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Mestranda de Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECO, Snata Cararina.

Larissa Lappe, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Mestranda de Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECO, Snata Cararina.

Cristina Vaccari, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Mestranda de Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECO, Santa Cararina.

Julio Adriano Ferreira dos Reis, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutor em Administração Estratégica pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, Paraná. docente no Programa de Mestrado em Administração e Contabilidade do centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNOCHAPECÓ, Santa Cararina.

Odilon Luiz Poli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Santa Cararina.

References

Campos, N. A., & Duarte, F. J. C. M. (2013). A dimensão social da atividade empreendedora. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 16, n. 1, p. 13-23.

Carter, C., Clegg, S.R., & Kornberger, M. (2010). Um Livro Bom, Pequeno e Acessível Sobre Estratégia. Porto Alegre: Bookman.

Chandler, A. D. (1962). Strategy and structure. Cambridge, Mass: MIT Press.

Dornelas, J. (2015). Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 3.ed. Rio de Janeiro: LTC.

Drucker, P. (1998). The Progresso of Management. Irwin.

Estrada, R. J. S., & Almeida, M. I. R. (2007). A eficiência e a eficácia da Gestão Estratégica: do Planejamento Estratégico à Mudança Organizacional. Revista de Ciências da Administração, v. 9, n. 19, p. 147-178.

Filion, L. J. (1991). O planejamento do seu sistema de aprendizagem empresarial: identifique uma visão e avalie o seu sistema de relações. Tradução de Gledson Luiz Coutinho. Revista de administração de empresas, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 63-71, Sept.

Fischmann, A. A., & Almeida, M. I. R. (2009). Planejamento estratégico na prática. São Paulo: Editora Atlas.

Martens, C. D. P., & Freitas, H. (2008). Orientação empreendedora nas organizações e a busca de sua facilitação. Revista Gestão Organizacional, v. 6, n. 1, p. 90-108.

Minuzzi, C. D. O., Vargas, K. S., & Fialho, C. B. (2016). Características comportamentais empreendedoras: em cena os futuros administradores. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.5, n.1.

Project Management Institute. (2014). Guia do conhecimento em gerenciamento de projetos - Guia Pmbok®. 5. ed.

Porter, M. E. (2001). Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 19. ed. Rio de Janeiro: Campus.

Rizzati, G., & Pereira, M. F. (2014). O processo de formulação e implementação das estratégias a partir da percepção de seus reitores: estudo multicasos nas universidades de Santa Catarina. Revista UNIFASC. Gestão & Planejamento, Salvador, v. 15, n. 2, p. 166-189, mai./ago.

Schumpeter, J. A. (1988). A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 3. ed.

Tidd, J., & Bessant, J. (2015). Gestão da inovação. Tradução de Félix Nonnenmacher. 5.ed. Porto Alegre: Bookman.

Varela, A. V., Barbosa, M. L. A., & Farias, M. G. G. (2015). Abordagem Cognitiva para Gestão do Planejamento Estratégico nas Organizações. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 5, n. 2, p. 49-68.

Published

2017-08-01

How to Cite

Koch, L. L., Lappe, L., Vaccari, C., Ferreira dos Reis, J. A., & Poli, O. L. (2017). Lições de um Empreendimento: O Caso de uma Indústria de Alimentos. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 6(2), 428–451. https://doi.org/10.14211/regepe.v6i2.478

Issue

Section

Case study