A GESTÃO DE PESSOAS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: COMPARANDO EXPERIÊNCIAS

Authors

  • Laís Fernanda Azevedo Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Angela Beatriz Busato Scheffer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v4i3.189

Keywords:

Construção da Gestão de Pessoas, Micro e Pequenas Empresas, Modelos

Abstract

A gestão de pessoas é uma área que vem evoluindo ao longo do tempo e representa um constante desafio nas organizações. O Brasil apresenta um cenário no qual as atividades de comércio, produção e serviço das Micro e Pequenas Empresa (MPEs) são responsáveis por 60% da geração de empregos formais no país. Mesmo com a notória relevância das MPEs, a literatura acadêmica pouco aborda a gestão de pessoas nesse contexto e privilegia os modelos de gestão das grandes organizações. Portanto, o objetivo central deste trabalho é investigar a maneira com que tem sido construída e praticada a gestão de pessoas nos pequenos empreendimentos, bem como apresentar as experiências de profissionais que atuaram tanto em pequenas como em grandes empresas. Foram realizadas entrevistas com proprietários e gestores de MPEs de variados ramos e com pessoas que saíram de grandes empresas para trabalhar em micro ou pequenos negócios. Verificou-se a construção da gestão de pessoas pautada nas vivências e nas experiências de seus proprietários, a forte influência do paternalismo nas práticas, a presença de algumas ideias diferenciadas e um espaço valorizado de possibilidades para os que, oriundos das grandes empresas, escolhem as menores para fazerem suas carreiras.


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laís Fernanda Azevedo Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (2011), pós graduação em Marketing do programa de MBA - Marketing Comunicação e Mídia pela universidade UniCesumar (2013). Atualmente é aluna do mestrado do Programa de Pós Graduação em Administração, com ênfase em gestão de pessoas, da Universidade Federal do Rio Grande Sul.

Angela Beatriz Busato Scheffer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora adjunto na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas (GP), atuando principalmente nos seguintes temas: resposta da GP aos desafios competitivos das organizações, responsabilidade social corporativa, terceiro setor e trabalho voluntário.

Published

2015-09-18

How to Cite

Silva, L. F. A., & Scheffer, A. B. B. (2015). A GESTÃO DE PESSOAS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: COMPARANDO EXPERIÊNCIAS. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 4(3), 87–115. https://doi.org/10.14211/regepe.v4i3.189

Issue

Section

Research Articles