Empreendedorismo Sustentável: Proposição de uma Tipologia e Sugestões de Pesquisa

Authors

  • Cândido Borges Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (FACE/UFG)
  • Marcos Martins Borges Faculdade de Tecnologia Senac Goiás
  • Vicente da Rocha Soares Ferreira Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Estela Najberg Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Marcelo Ferreira Tete Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v2i1.36

Keywords:

Empreendedorismo sustentável, ecoempreendedorismo, sustentabilidade, criação de empresas sustentáveis

Abstract

Este artigo tem como objetivo propor uma tipologia com as diferentes categorias de empreendedorismo sustentável e levantar aspectos ligados a ele sobre os quais ainda se conhece pouco e que poderiam ser explorados em novas pesquisas. Para a construção desta tipologia foi feita uma revisão da literatura sobre empreendedorismo sustentável. A tipologia proposta leva em conta três indicadores: (i) o nicho de negócio explorado (ambiental ou social), (ii) a motivação da incorporação da sustentabilidade (meio ou objetivo) e (iii) a utilização ou não dos pressupostos da responsabilidade social empresarial na empresa nascente. O primeiro indicador considera se é explorado um negócio ambiental ou social. Os negócios ambientais foram classificados em quatro categorias principais: (i) produtos ecoeficientes, (ii) turismo e lazer na natureza, (iii) agricultura orgânica e extrativismo e (iv) reciclagem e reutilização. Os negócios sociais foram classificados em quatro categorias principais: (i) produtos para grupos com necessidades especiais, (ii) microcrédito, (iii) comércio justo e (iv) negócios na base da pirâmide. O segundo indicador está relacionado com a motivação para a incorporação da sustentabilidade, se ela é o objetivo do empreendedor ao criar o negócio, ou apenas um meio utilizado para realizar ganhos financeiros. O terceiro indicador trata da utilização ou não dos pressupostos da responsabilidade social empresarial na empresa nascente.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-04-10

How to Cite

Borges, C., Borges, M. M., Ferreira, V. da R. S., Najberg, E., & Tete, M. F. (2013). Empreendedorismo Sustentável: Proposição de uma Tipologia e Sugestões de Pesquisa. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 2(1), 77–100. https://doi.org/10.14211/regepe.v2i1.36

Issue

Section

Research Articles