https://regepe.org.br/regepe/issue/feed Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business 2021-05-31T18:12:20-03:00 Dennys Eduardo Rossetto dennyseduardo.rossetto@skema.edu Open Journal Systems IBJESB | Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business is a iberoamerican scholarly journal in the field of small business and entrepreneurship studies. The journal's aim is to publish original papers, which contribute to the advancement of the field of entrepreneurship. It publishes conceptual and empirical papers mainly for the interest of scholars, consultants, academicians and public policy makers. https://regepe.org.br/regepe/article/view/2018 Analisando um ecossistema de educação empreendedora a partir da experiência de uma instituição pública brasileira 2021-05-31T17:01:34-03:00 Daniel Paulino Teixeira Lopes daniel.lopes@cefetmg.br Silvana Alves da Silva silvana@cefetmg.br Cacilda Maria de Almeida cacilda.almeida@sebraemg.com.br Lucas Gabriel Ribeiro Martins lucasgabrm@gmail.com <p><strong>Objetivo: </strong> Este artigo tem o objetivo de analisar o ecossistema de educação empreendedora de uma instituição pública de ensino e pesquisa brasileira. <strong>Método:</strong> Foi realizado um estudo de caso no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), perfazendo-se três fases: um <em>survey</em> em 2017, uma etapa de observação participante em 2018 e outro <em>survey</em> em 2019. <strong>Resultados:</strong> A análise das dimensões políticas, estrutura, recursos, atores e cultura indica a configuração dos principais elementos do ecossistema de educação empreendedora e seus possíveis reflexos na instituição analisada. Os resultados mostram ser necessária a institucionalização de processos educacionais que contemplem empreendedorismo nos componentes curriculares, extracurriculares e de pesquisa, bem como a disponibilização de recursos e estruturas. Tais aspectos podem contribuir para a articulação dos atores e a formação de uma cultura empreendedora. <strong>Contribuições teóricas/metodológicas:</strong> O artigo contribui ao avançar na compreensão dos <em>ecossistemas de educação empreendedora<strong>,</strong> </em>propondo a triangulação de métodos para a aplicação do <em>framework </em>de análise. Além disso, contribui-se ao analisar uma instituição de ensino e pesquisa singular, relevante pela complexidade do seu desenho institucional e pela orientação à formação tecnológica. <strong>Originalidade/relevância: </strong>Este artigo 1) identifica possíveis caminhos analíticos e sugestões de intervenção, fundamentados nas interações da Hélice Tríplice, para desenvolver <em>ecossistemas de educação empreendedora</em>, fazendo avançar essa literatura e 2) aborda como unidade de análise a própria instituição de ensino e pesquisa (e não o território), demonstrando uma alternativa ao tradicionalmente realizado nos estudos sobre ecossistemas empreendedores. <strong>Contribuições para a gestão:</strong> Foram identificadas sugestões para a tomada de decisão sobre as políticas institucionais e para promover maior participação em ações do território, as quais podem ser colocadas em prática para favorecer os ecossistemas de educação empreendedora de outras instituições.</p> 2021-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business https://regepe.org.br/regepe/article/view/2011 EDITORIAL: 2017-2020 A Jornada Valeu a Pena! 2020-10-21T02:19:26-03:00 Vânia Maria Jorge Nassif vania.nassif@gmail.com Gratidão pela oportunidade e pela confiança a mim atribuída na função de Editora-Chefe da REGEPE - Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas de 2017 a 2020. Foram quatro anos de muito trabalho, desafios, aprendizagem, renúncia, mas também de satisfação por fazer parte da evolução e dos impactos que a REGEPE trouxe para a comunidade científica. Para superar os desafios, compartilhei todos os momentos, tanto os prazerosos como os difíceis, com pessoas inspiradoras a quem sou muito agradecida. 2020-09-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business https://regepe.org.br/regepe/article/view/2012 3 Marias: de mulheres para mulheres 2021-05-31T18:12:20-03:00 Leticia Fantinato Menegon leticia.menegon@fgv.br Adrian Kemmer Cernev adrian.cernev@fgv.br José Eduardo Amato Balian jbalian@uol.com.br <p><strong>Objetivo do caso:</strong> ajudar estudantes a avaliar as dificuldades do processo empreendedor, observando as particularidades que envolvem a concepção do negócio e sua validação, a distância entre o conceito do negócio e sua efetiva operacionalização e monetização. <strong>Metodologia/abordagem:</strong> caso de ensino em Administração, baseado em um empreendimento real, iniciado em uma incubadora de negócios. <strong>Principais resultados:</strong> o caso favorece reflexões acerca das metodologias adotadas no processo de validação do modelo de negócio, bem como a construção do seu MVP. <strong>Contribuições teóricas/metodológicas:</strong> desenvolver no aluno a capacidade de avaliar o processo adotado de validação do modelo de negócio, desde as entrevistas até o MVP. <strong>Relevância/originalidade:</strong> estimular a discussão crítica acerca da construção do MVP de uma <em>startup</em>. O caso, também, proporciona um debate sobre o abismo existente entre a concepção do modelo de negócio e sua operacionalização, inclusive no que tange à sustentabilidade financeira do modelo proposto. <strong>Contribuições sociais / para a gestão:</strong> ajudar estudantes a enfrentar as dificuldades do processo de validação do modelo de negócio à construção de um MVP, bem como desenvolver um modelo de sustentação financeira de um empreendimento de impacto social.</p> 2021-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business