Com que Lancha eu vou? O Caso do Passeio da Ilha da Restinga
DOI:
10.14211/regepe.v9i4.1809Palabras clave:
Marketing, Ecoturismo, Ilha da RestingaResumen
Objetivo do estudo: propiciar uma discussão sobre decisões de marketing, em um contexto do ecoturismo, sendo o produto um passeio à Ilha da Restinga.
Metodologia/abordagem: o caso foi construído com base em entrevistas com os protagonistas e na observação participante em visitas à Ilha da Restinga, além de análise documental.
Principais resultados: o caso suscita um debate, fundamentado no dilema apresentado, que questiona a possibilidade de manutenção do passeio à Ilha da Restinga, mediante os resultados das ações gerenciais dos protagonistas, sobretudo no que diz respeito às decisões de marketing, em contextos do ecoturismo, favorecendo uma reflexão sobre possíveis melhorias gerenciais.
Contribuições teóricas/metodológicas: este caso para ensino, como um recurso pedagógico, pode ser utilizado prioritariamente em disciplinas das áreas de Marketing, Marketing Turístico e Administração Empreendedora, dos cursos de Administração e de Turismo, preferencialmente.
Relevância/originalidade: este caso para ensino é relevante por explorar as práticas organizacionais de gestores de uma ilha, que têm alinhamento com a perspectiva do ecoturismo.
Contribuições sociais/para a gestão: este caso pode ser utilizado para auxiliar os gestores a entender possíveis caminhos para as organizações turísticas, cuja base está no ecoturismo, além de proporcionar uma visão mais abrangente para o alunado, acerca das decisões de marketing importantes para esse tipo de negócio, quando aplicado em sala de aula. Assim, ele contribui para o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades relacionadas às decisões de marketing estratégico, especificamente fundamentadas nos preceitos do ecoturismo, que pressupõe a valorização da preservação ambiental, da cultura local e do impacto positivo para os diversos stakeholders.
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