Com que Lancha eu vou? O Caso do Passeio da Ilha da Restinga

Autores/as

DOI:

10.14211/regepe.v9i4.1809

Palabras clave:

Marketing, Ecoturismo, Ilha da Restinga

Resumen

Objetivo do estudo: propiciar uma discussão sobre decisões de marketing, em um contexto do ecoturismo, sendo o produto um passeio à Ilha da Restinga.

Metodologia/abordagem: o caso foi construído com base em entrevistas com os protagonistas e na observação participante em visitas à Ilha da Restinga, além de análise documental.

Principais resultados: o caso suscita um debate, fundamentado no dilema apresentado, que questiona a possibilidade de manutenção do passeio à Ilha da Restinga, mediante os resultados das ações gerenciais dos protagonistas, sobretudo no que diz respeito às decisões de marketing, em contextos do ecoturismo, favorecendo uma reflexão sobre possíveis melhorias gerenciais.

Contribuições teóricas/metodológicas: este caso para ensino, como um recurso pedagógico, pode ser utilizado prioritariamente em disciplinas das áreas de Marketing, Marketing Turístico e Administração Empreendedora, dos cursos de Administração e de Turismo, preferencialmente.

Relevância/originalidade: este caso para ensino é relevante por explorar as práticas organizacionais de gestores de uma ilha, que têm alinhamento com a perspectiva do ecoturismo.

Contribuições sociais/para a gestão: este caso pode ser utilizado para auxiliar os gestores a entender possíveis caminhos para as organizações turísticas, cuja base está no ecoturismo, além de proporcionar uma visão mais abrangente para o alunado, acerca das decisões de marketing importantes para esse tipo de negócio, quando aplicado em sala de aula. Assim, ele contribui para o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades relacionadas às decisões de marketing estratégico, especificamente fundamentadas nos preceitos do ecoturismo, que pressupõe a valorização da preservação ambiental, da cultura local e do impacto positivo para os diversos stakeholders.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yuri Limeira Magalhães

Graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba

Diana Lucia Teixeira de Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Administração, com interesse nas áreas de Marketing e Sociedade, Comportamento do consumidor, Gestão social e Métodos quantitativos e qualitativos.

Citas

Dale, P. (2010). Definindo ecoturismo... Para quê? Para quem? In R. Mendonça & Z. Neiman (Eds.). Ecoturismo no Brasil (pp. 2-16). Barueri, São Paulo: Manole.

Dalla Costa, A., & Souza-Santos, E. R. de. (2011). Economia criativa: novas oportunidades baseadas no capital intelectual. Revista Economia & Tecnologia, 7(2), 1-8. DOI: https://doi.org/10.5380/ret.v7i2.26832

Kotler, P., & Gertner, D. (2004). O estratégico marketing de lugares. HSM Management, 44, 62-93.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de marketing (14a ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Layrargues, P. P. (2018). A função social do ecoturismo. Boletim Técnico do Senac, 30(1), 38-45. DOI: https://doi.org/10.26849/bts.v30i1.508

Lobo, H. A. S. (2018). Entre sabores e vivências: culinária típica local e ecoturismo no centro-sul do Brasil. Revista Nordestina de Ecoturismo, 1(1), 34-50.

Maximiano, A. C. A. (2004). Introdução à Administração (6a ed.). São Paulo: Atlas.

Richards, G., & Marques, L. (2012). Exploring Creative Tourism: Editors Introduction. Journal of Tourism Consumption and Practice, 4(2), 1-11.

Ruschmann, D. M. (2000). A experiência do turismo ecológico no Brasil: um novo nicho de mercado ou um esforço para atingir a sustentabilidade. Turismo-Visão e Ação, 2(5), 81-90.

Russo, C. R. (2010). Comunidades tradicionais e preservação cultural por meio do ecoturismo. In R. Mendonça & Z. Neiman (Eds.). Ecoturismo no Brasil (pp. 218-247). Barueri, São Paulo: Manole.

Sobral, F., & Peci, A. (2013). Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. (2a ed.). São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Solomon, M. R. (2016). O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. (11a ed.). Porto Alegre: Bookman.

Urdan, F. T., & Urdan, A. T. (2013). Gestão do composto de marketing. São Paulo: Atlas.

Wearing, S., & Neil, J. (2014). Ecoturismo: Impactos, Potencialidades e Possibilidades. (2a ed.). Barueri, São Paulo: Manole.

Publicado

02-09-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 252     PDF (Português (Brasil)) downloads: 190 PDF (English) downloads: 104

Cómo citar

Limeira Magalhães, Y., & Teixeira de Carvalho, D. L. (2020). Com que Lancha eu vou? O Caso do Passeio da Ilha da Restinga. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(4), 695–717. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i4.1809

Número

Sección

Caso de enseñanza

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.