3 Marias: De mulheres para mulheres

Autores

  • Leticia Fantinato Menegon leticia.menegon@fgv.br
    Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil
    https://orcid.org/0000-0002-0008-078X
  • Adrian Kemmer Cernev adrian.cernev@fgv.br
    Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV), São Paulo, SP, Brasil
    https://orcid.org/0000-0002-6300-3976
  • José Eduardo Amato Balian jbalian@uol.com.br
    Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), São Paulo, SP, Brasil
    https://orcid.org/0000-0001-8291-1593

DOI:

10.14211/regepe.e2012

Palavras-chave:

Impacto social, Negócio social, Aplicativo, Incubadora, MVP

Resumo

Objetivo do caso: ajudar estudantes a avaliar as dificuldades do processo empreendedor, observando as particularidades que envolvem a concepção do negócio e sua validação, a distância entre o conceito do negócio e sua efetiva operacionalização e monetização. Metodologia/abordagem: caso de ensino em Administração, baseado em um empreendimento real, iniciado em uma incubadora de negócios. Principais resultados: o caso favorece reflexões acerca das metodologias adotadas no processo de validação do modelo de negócio, bem como a construção do seu MVP. Contribuições teóricas/metodológicas: desenvolver no aluno a capacidade de avaliar o processo adotado de validação do modelo de negócio, desde as entrevistas até o MVP. Relevância/originalidade: estimular a discussão crítica acerca da construção do MVP de uma startup. O caso, também, proporciona um debate sobre o abismo existente entre a concepção do modelo de negócio e sua operacionalização, inclusive no que tange à sustentabilidade financeira do modelo proposto. Contribuições sociais / para a gestão: ajudar estudantes a enfrentar as dificuldades do processo de validação do modelo de negócio à construção de um MVP, bem como desenvolver um modelo de sustentação financeira de um empreendimento de impacto social.

Classificação JEL: M10, M13, M19, M31

 

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Biografia do Autor

Leticia Fantinato Menegon, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil

é professora do departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da FGV-EAESP, e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), onde coordena a BASE Incubadora e Aceleradora ESPM. Possui Doutorado e Mestrado em administração pela FEA-USP e Graduação em administração pública pela FGV-EAESP. Realiza pesquisas nas áreas de Administração, Gestão de Pessoas e Empreendedorismo.

Adrian Kemmer Cernev, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV), São Paulo, SP, Brasil

é professor do departamento de Tecnologia e Ciência de Dados da FGV-EAESP. Possui Doutorado, Mestrado e Graduação pela FGV-EAESP. Foi visiting scholar na University of California at Berkeley. Realiza pesquisas nas áreas de Tecnologia de Informação, Modelos de Negócio Digitais, Comércio Eletrônico, Blockchain e Criptoativos. Seus trabalhos vem sendo publicados em bases e revistas como Darden Business Publishing / Harvard Business Publishing, Information Technology for Development (ITD) e Journal of Information Technology Teaching Cases (JITTC).

José Eduardo Amato Balian, Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), São Paulo, SP, Brasil

é professor em economia na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e em cursos de pós-graduação na FIA e ESPM. Possui Doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP, Mestrado em Administração pela Universidade Paulista (UNIP) e Graduação em Administração e Economia pela FAAP. Atua em projetos de consultoria empresarial.

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Publicado

01-05-2021

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Como Citar

Menegon, L. F., Cernev, A. K., & Balian, J. E. A. (2021). 3 Marias: De mulheres para mulheres. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 11(1), e2012. https://doi.org/10.14211/regepe.e2012

Edição

Seção

Caso de ensino

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