A relação entre as políticas de gênero e a criação de empresas por mulheres

Autores

  • Daiane Martins Teixeira daianemartinsteixeira@outlook.com
    Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil
    https://orcid.org/0000-0002-0962-8684
  • Cândido Vieira Borges Júnior candidoborges@gmail.com
    Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil
    https://orcid.org/0000-0003-3362-4074
  • Marcos Inácio Severo de Almeida misevero@yahoo.com.br
    Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil
    https://orcid.org/0000-0001-9493-0644

DOI:

10.14211/regepe.esbj.e2137

Palavras-chave:

Criação de Empresas por Mulheres, Políticas de Gênero, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Empresária Limitada

Resumo

Objetivo: analisar os efeitos das políticas de gênero na criação de empresas por mulheres. Metodologia/abordagem: abordagem quantitativa, com dados secundários extraídos da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC); e dados públicos de CNPJ, da Receita Federal. O nível de análise foi restrito aos 246 municípios do estado de Goiás. A partir disso, foram realizados testes com dois modelos de regressão binomial negativos. Principais resultados: para as empreendedoras que criaram seus negócios sozinhas, as políticas de gênero apresentaram uma relação positiva; por outro lado, para as que criaram empresas em sociedade, nenhuma influência foi identificada. Com esses resultados, é possível compreender que as mesmas medidas de apoio podem não apresentar efeitos semelhantes a todos os tipos de criação de empresas por mulheres. Contribuições teóricas-metodológicas: este estudo evidenciou que, ao analisar as políticas públicas como meio de fomento ao empreendedorismo por mulheres, deve-se considerar as diferenças existentes entre elas, seja nos aspectos contextuais nos quais estão inseridas, seja como especificidade de cada grupo, tendo em vista que necessidades diferentes requererem ações de apoio distintas. Relevância/originalidade: especialmente para as mulheres que empreendem sozinhas, segundo esta pesquisa, a existência de políticas de gênero mostra-se fator importante, pois dificuldades, como as geradas pela discriminação, poderão ser enfrentadas, atendendo, com isso, às necessidades de acesso à educação, à igualdade, à saúde e à segurança.

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Biografia do Autor

Daiane Martins Teixeira, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil

é mestra em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM) da Universidade Federal de Goiás - UFG. Membro pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (Lapei/UFG). Suas áreas de interesse incluem criação de empresas por mulheres e políticas públicas de apoio ao empreendedor.

Cândido Vieira Borges Júnior, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil

é Professor na Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil, onde também é coordenador do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (Lapei/UFG). Ele obteve seu Ph.D. em Administração pela HEC Montréal e Pós-Doutorado pela EAESP-FGV. Sua pesquisa atual se concentra em novos empreendimentos, trabalho por conta própria na perspectiva do empreendedorismo e política de empreendedorismo. Seus artigos foram publicados em periódicos como Future Studies Research Journal, Humanidades & Inovação, REGEPE, RAUSP, entre outros.

Marcos Inácio Severo de Almeida, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil

é Professor e Pesquisador da Universidade Federal de Goiás, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM/UFG). É Pós-Doutor em Estatística pelo IME/USP e Pós-Doutor em Data Science e Business Analytics pela mesma universidade (FEA/USP). Doutor em Administração (PPGA/UnB), com período de doutorado na Massey University. A sua investigação centra-se nos determinantes de mercado do desempenho empresarial, em medidas individuais/comportamentais ou empresariais, em modelos preditivos e sistemas de aprendizagem, inteligentes e de recomendação. Seus artigos são publicados em periódicos como Journal of the Academy of Marketing Science, Journal of Business Research, Industrial Marketing Management, Journal Marketing Management, entre outros.

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Publicado

29-09-2023

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Como Citar

Teixeira, D. M., Borges Júnior, C. V., & Almeida, M. I. S. de. (2023). A relação entre as políticas de gênero e a criação de empresas por mulheres. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(3), e2137. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2137

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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