Para Além dos Cursos de Empreendedorismo: estratégia, estrutura e processos na Illinois tech para se tornar uma universidade empreendedora

Authors

  • Alexandre Nabil Ghobril alexandre.ghobril@mackenzie.br
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    https://orcid.org/0000-0001-9866-0290
  • David Baker bakerd1942@gmail.com
    Urban Campus
  • Nik Rokop nrokop@stuart.iit.edu
    Illinois Institute of Technology
  • Carl Robert Carlson carlson@iit.edu
    Illinois Institute of Technology

DOI:

10.14211/regepe.v9i1.1539

Keywords:

Educação Empreendedora, Alinhamento Estratégico, Processo Educacional, Aprendizagem Experiencial

Abstract

Objetivo: Criar uma nova geração de empreendedores de alto impacto é um dos papéis relevantes de universidades em todo o mundo. Para tal, é necessário não apenas oferecer um conjunto de cursos de empreendedorismo, mas articulá-los com uma estratégia de empreendedorismo e inovação.

Método: O método da pesquisa foi o estudo de caso, com o objetivo de apresentar como a Illinois Tech, que declara a educação em empreendedorismo como um valor central em sua missão, desenvolveu e implementou estratégia, estrutura e processos para criar uma forte cultura empreendedora, oferecendo oportunidades para projetos de estudantes em todos os cursos e o tempo todo, através de múltiplos níveis de coordenação.

Originalidade/Relevância: A estrutura fornecida inclui laboratórios de inovação, Parque Tecnológico, Centro de Empreendedorismo, Academia de Empreendedorismo, dentre outros comitês e membros da comunidade externa para conectar projetos da Universidade ao ecossistema de empreendedorismo regional.

Resultados: O processo baseia-se na construção de uma trajetória que o aluno deve percorrer, de cursos acadêmicos a oportunidades extracurriculares para desenvolver e aplicar seus conhecimentos por meio de competições, eventos do setor e organizações estudantis.

Contribuições teóricas/metodológicas: Para os estudantes que querem desenvolver e lançar suas startups, há uma variedade de recursos do campus, de instalações a mentores e acesso a recursos externos. A Illinois Tech também está empenhada em identificar as necessidades de negócios na comunidade e aproximar os alunos com contatos da indústria para atender a essas necessidades, particularmente por meio de parcerias com o programa I-PRO, apoio do corpo docente, centros de carreira e centros de pesquisa.

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Author Biographies

Alexandre Nabil Ghobril, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração de Empresas. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie

David Baker, Urban Campus

Executive Director American Urban Campus

Nik Rokop, Illinois Institute of Technology

Professor, Stuart School of Business, Illinois Institute of Technology,

Carl Robert Carlson, Illinois Institute of Technology

Dean School of Applied Technologies, Illinois Institute of Technology

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Published

2020-01-02

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How to Cite

Ghobril, A. N., Baker, D., Rokop, N., & Carlson, C. R. (2020). Para Além dos Cursos de Empreendedorismo: estratégia, estrutura e processos na Illinois tech para se tornar uma universidade empreendedora. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(1), 42–76. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1539

Issue

Section

Research article (Theoretical-empirical)

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