SEDIMENTANDO AS BASES DE UM CONCEITO: AS COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS

Authors

  • Márcia Aparecida Zampier PPGADM/UFPR
  • Adriana Roseli Wunsch Takahashi PPGADM/UFPR
  • Bruno Henrique Fernandes PMDA/UP

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v1i1.16

Keywords:

Empreendedorismo, competências, competências empreendedoras.

Abstract

O tema das competências tem estado em evidência na literatura sobre empreendedorismo. No entanto, a apropriação do conceito carece de maiores discussões, sendo conveniente restabelecer e reforçar algumas conexões que o campo deve manter com as temáticas que lhe fornecem base interpretativa. Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de revisitar as noções correntes adotadas para o conceito de competências na área de empreendedorismo, aportar as discussões acerca de competências em outros campos, e propor uma base terminológica que possa auxiliar esforços de pesquisa subsequentes voltados a competências empreendedoras. Para a consecução deste objetivo, são demonstrados: conceito de competências, competências empreendedoras e tipologias associadas. Após revisar estudos abordando a noção de competência em seu mainstream na área de negócios – notadamente, o campo de gestão de pessoas – volta-se à análise do uso que se faz do conceito de competências empreendedoras. Observa-se que, neste campo, frequentemente se tomam noções como atitudes, traços de personalidade ou valores pessoais como sinônimos de competência. Tal nivelamento pode obscurecer o entendimento das pesquisas realizadas sobre o tema de competências empreendedoras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Márcia Aparecida Zampier, PPGADM/UFPR

Adriana Roseli Wunsch Takahashi, PPGADM/UFPR

Bruno Henrique Fernandes, PMDA/UP

Published

2012-07-23

How to Cite

Zampier, M. A., Takahashi, A. R. W., & Fernandes, B. H. (2012). SEDIMENTANDO AS BASES DE UM CONCEITO: AS COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 1(1), 101–130. https://doi.org/10.14211/regepe.v1i1.16

Issue

Section

Research Articles