A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte

Authors

  • Angelo Brigato Ésther angelo.esther@ufjf.edu.br
    Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Isabella Stroppa Rodrigues isabellastroppa@gmail.com
    Professora da FACSUM e Universidade SENAI - Juiz de Fora - MG
  • Elaine Santos Freire emaildaelaine@yahoo.com.br

DOI:

10.14211/regepe.v1i2.24

Keywords:

identidade empreendedora, identidade

Abstract

As publicações acerca da identidade empreendedora ainda são incipientes. Nesse sentido, utilizaram-se conceitos-chave da psicologia social, notadamente da teoria da identidade social e da teoria da categorização social, bem como a perspectiva de Ciampa, especialmente a ideia de que as identidades são, antes de tudo, políticas e, portanto, construídas num contexto de relações sociais e de poder. Foi conduzida uma pesquisa com quatro sujeitos, proprietários de suas empresas, com o objetivo de compreender como eles constroem sua identidade empreendedora, privilegiando-se o ponto de vista do sujeito, a partir de sua experiência vivida. Foi realizada a análise temática das entrevistas. Os resultados apontam contradições e fragmentações nos discursos dos entrevistados, porém coerentes com a perspectiva de Ciampa de que o Eu de cada empreendedor, como pessoa, não precisa, nem pode, limitar-se a uma única definição de identidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Angelo Brigato Ésther, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Administração pela UFMG.

Professor do Departamento de Ciências Administrativas.

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFJF)

Isabella Stroppa Rodrigues, Professora da FACSUM e Universidade SENAI - Juiz de Fora - MG

Graduada em Administração pela FACC/UFJF.

Elaine Santos Freire

Graduada em Administração pela FACC/UFJF.

Published

2013-01-08

Métricas


Visualizações do artigo: 3456     PDF (Português (Brasil)) downloads: 1948

How to Cite

Ésther, A. B., Rodrigues, I. S., & Freire, E. S. (2013). A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 1(2), 90–116. https://doi.org/10.14211/regepe.v1i2.24

Issue

Section

Research article (Theoretical-empirical)

Similar Articles

1 2 3 4 5 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.