PARA ARRISCAR SÓ É PRECISO CORAGEM?
DOI:
10.14211/regepe.v5i3.404Keywords:
Internacionalização de empresas, estratégia, caso de ensino,Abstract
O presente caso de ensino busca apresentar os dilemas que envolvem a decisão de internacionalizar uma empresa. As informações foram obtidas a partir de fontes de dados primárias e secundárias: entrevista com o proprietário da empresa e consulta ao site da empresa, respectivamente. O caso de ensino trata de uma empresa desenvolvedora de softwares, especializada em concessões municipais de gestão de saneamento básico, a qual teve a oportunidade de expandir seus negócios para Portugal. O nome “HighTech Informática”, utilizado no caso de ensino, é fictício, conforme solicitado pelos sócios. Devido às diferenças culturais entre os dois países, algumas alterações deveriam ser feitas na proposta de internacionalização. Para tanto, novos investimentos também precisariam ser realizados para a consolidação do contrato. Temendo os riscos, os proprietários discutem os prós e os contras de realizar a internacionalização e o dilema do caso estimula os alunos a buscar soluções proporcionando a compreensão das teorias de internacionalização.
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