INOVAÇÃO SOCIAL E ESTRATÉGIAS PARA A BASE DA PIRÂMIDE: MERCADO POTENCIAL PARA EMPREENDEDORES E PEQUENOS NEGÓCIOS
Rhubens Ewald Moura Ribeiro, Andréa Paula Segatto, Taiane Ritta Coelho
Resumo
O mundo pede por novos modelos de negócios que colaborem com o desenvolvimento local das comunidades. Existe um mercado potencial localizado na base da pirâmide, a qual é composta pelos menos favorecidos economicamente. A concepção de modelos de negócios para servir aos mais pobres pode ser desenvolvida em conjunto com estratégias que trabalhem a inovação de uma maneira social. Este trabalho analisa teoricamente a inter-relação entre inovação social e estratégias de negócios para a base da pirâmide, identificando as oportunidades emergentes para empreendedores e pequenas empresas. Constata-se uma inter-relação entre os temas que provoca externalidades positivas para a sociedade e potencial de mercado para empreendedores e pequenas empresas, que ao olharem para a base da pirâmide podem identificar negócios sociais, contribuir para a transformação da sociedade de maneira positiva e encontrar ao mesmo tempo novas oportunidades de negócio.
Palavras-chave
Base da pirâmide; Inovação social; Empreendedorismo; Pequenas empresas.
DOI:
http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v2i2.61
Apontamentos
Desenvolvido por:
