RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA HOTELARIA: A VISÃO DE EMPRESAS DE DISTINTOS PORTES E ENTRE SEUS DIFERENTES NÍVEIS HIERÁRQUICOS

Authors

  • Ana Carolina Ferreira de Siqueira Universidade de Brasília
  • Helena Araújo Costa Universidade de Brasília
  • Alissandra Nazareth de Carvalho Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v2i2.62

Keywords:

responsabilidade social empresarial, setor hoteleiro, diferenças de porte

Abstract

Há uma preocupação global no mundo empresarial em adotar práticas de acordo com o desenvolvimento sustentável, isso é feito por meio de ações de responsabilidade social empresarial. O presente estudo teve como objetivo investigar se a visão dos atores é influenciada pela variável porte e nível organizacional. Essas variáveis foram representados hotel grande ou pequeno e pertencimento ao nível operacional ou gerencial. O lócus de pesquisa escolhido foram hotéis de Brasília devido à importância que o turismo ganhou ultimamente no país e carência de pesquisas que relacionem este setor à responsabilidade social empresarial. A metodologia desenhada para tanto foi composta por duas etapas: uma primeira, quantitativa, em que um survey foi aplicado junto aos gerentes dos hotéis e uma segunda, com caráter qualitativo, em que foram selecionados dois hotéis e foram entrevistados representantes do nível gerencial e operacional. Como resultado, verificou-se que as ações de responsabilidade ambiental são mais praticadas pelos hotéis do que as ações sociais e os hotéis de grande porte praticam ações de RSE mais do que os de pequeno porte. As variáveis porte e nível hierárquico foram determinantes para diferenças e semelhanças na visão dos entrevistados.

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Author Biography

Ana Carolina Ferreira de Siqueira, Universidade de Brasília

Administração de Empresas

Published

2013-12-09

How to Cite

Siqueira, A. C. F. de, Costa, H. A., & Carvalho, A. N. de. (2013). RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA HOTELARIA: A VISÃO DE EMPRESAS DE DISTINTOS PORTES E ENTRE SEUS DIFERENTES NÍVEIS HIERÁRQUICOS. Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business, 2(2), 92–115. https://doi.org/10.14211/regepe.v2i2.62