ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA CERNE: ESTUDO DE CASO EM DUAS INCUBADORAS NUCLEADORAS DO PARANÁ

Authors

  • Cristiane de Almeida Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Carmem Kistemacher Barche Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Andréa Paula Segatto Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v3i3.90

Keywords:

Incubadora, CERNE, Processo de Incubação

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar a implantação da Metodologia Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE), criada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em parceria com a Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), em duas Incubadoras do estado do Paraná, classificadas como Nucleadoras, ou seja, que já estão fortemente estabelecidas e possuem condições de fornecer apoio às demais incubadoras, objetivando o desenvolvimento coletivo. Além de uma pesquisa bibliográfica, foi realizado o levantamento de informações por meio de entrevistas com pessoas envolvidas no processo de implantação, contemplando questões relativas aos benefícios percebidos, as principais dificuldades encontradas no processo e, consequentemente, possibilidades e necessidades de estudos futuros sobre o tema. Os resultados levantados demonstram que as incubadoras identificam como vantagens, na implantação da metodologia CERNE, a visibilidade no mercado, melhoria na qualidade dos processos e padronização das atividades. Em relação às dificuldades, identificou-se que existem poucos profissionais especialistas e falta de indicadores padronizados. Este estudo refere-se ao levantamento da implantação da primeira etapa da metodologia - CERNE 1 - e pode ser base para  estudos futuros com o intuito de identificar os impactos, bem como as melhorias necessárias.

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Published

2015-02-26

How to Cite

Almeida, C. de, Barche, C. K., & Segatto, A. P. (2015). ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA CERNE: ESTUDO DE CASO EM DUAS INCUBADORAS NUCLEADORAS DO PARANÁ. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 3(3), 194–210. https://doi.org/10.14211/regepe.v3i3.90

Issue

Section

Research Articles