CARREIRA TRADICIONAL OU MODERNA? UM ESTUDO COM ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

Authors

  • Aline Campos Figueiredo Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Sabará
  • Antônio Del Maestro Filho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lucas Maia dos Santos Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Sabará

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v5i1.282

Keywords:

Educação, Empreendedorismo, Carreira Tradicional, Carreira Moderna.

Abstract

Este artigo analisou a percepção de 185 alunos concluintes do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de São José dos Campos/SP sobre a relação entre educação empreendedora e a formação da visão de carreira. Na base teórica há os conceitos de tipos de carreira profissional, empreendedorismo e educação empreendedora. Optou-se pela realização de um estudo exploratório, descritivo e quantitativo por meio de análise fatorial exploratória e modelagem de equações estruturais. Houve a confirmação da validade nomológica-estrutural do modelo proposto e evidências de que na percepção dos alunos concluintes do Ensino Fundamental de São José dos Campos, a relação da Educação Empreendedora com a Carreira Moderna/Proteana é mais intensa em comparação com a Carreira Tradicional.

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Author Biographies

Aline Campos Figueiredo, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Sabará

Professora do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Sabará.

Antônio Del Maestro Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Doutor do Centro de Pós Graduação e Pesquisas em Administração da UFMG.

Lucas Maia dos Santos, Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Sabará

Doutorando em Administração pela UFMG. Professor do Instituto Federal de Minas Gerais

Published

2016-02-02

How to Cite

Figueiredo, A. C., Del Maestro Filho, A., & Santos, L. M. dos. (2016). CARREIRA TRADICIONAL OU MODERNA? UM ESTUDO COM ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(1), 163–191. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i1.282

Issue

Section

Research Articles