AVALIAÇÃO DE COMPETITIVIDADE E GERENCIAMENTO DE DESTINOS TURÍSTICOS: UMA APLICAÇÃO NO SUL DO BRASIL

Authors

  • Elenara Viera Viera Centro Universitario Metodista do IPA
  • Valmir Emil Hoffmann UNB

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v2i1.33

Keywords:

Competitividade, Destino turístico, Stakeholders, Modelos de competitividade, Análise fatorial.

Abstract

A competitividade tem muitas definições, e para determiná-la no contexto de um destino turístico (atratividade) é preciso considerar dimensões, variáveis e indicadores para que se possa mensurá-la com maior exatidão. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo identificar e analisar os recursos herdados, criados e de apoio das cidades de Santana do Livramento e Uruguaiana por meio da aplicação do modelo de Dwyer e Kim (2003), bem como verificar a relação existente entre os elementos de competitividade e o desempenho socioeconômico percebido em cada cidade. O estudo teve caráter exploratório, descritivo e conclusivo, e consistiu em um estudo comparativo realizado em duas etapas: uma exploratória e outra descritiva-conclusiva. Os stakeholders turísticos selecionados para este estudo foram os hotéis, os restaurantes e o comércio, sendo o questionário aplicado a 192 respondentes entre as cidades de Santana do Livramento e Uruguaiana, RS. Os dados foram tratados com instrumental estatístico descritivo e inferencial, utilizando-se da análise univariada e multivariada. Os resultados evidenciaram, que apesar das semelhanças, as cidades são competitivas distintivamente, ou seja, uma valoriza aspectos de forma positiva que a outra não percebe dessa forma.

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Author Biographies

Elenara Viera Viera, Centro Universitario Metodista do IPA

Professor titular. eleviera@hotmail.com Especialista em Administração Estratégica e Mestre em Turismo e Hotelaria.

Valmir Emil Hoffmann, UNB

Professor titular. ehoffmann@unb.br Doutor em Administração

Published

2013-04-23

How to Cite

Viera, E. V., & Hoffmann, V. E. (2013). AVALIAÇÃO DE COMPETITIVIDADE E GERENCIAMENTO DE DESTINOS TURÍSTICOS: UMA APLICAÇÃO NO SUL DO BRASIL. Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business, 2(1), 101–131. https://doi.org/10.14211/regepe.v2i1.33