Formação de Técnicos Agropecuários Empreendedores: O caso do IFES e sua participação na OBAP

Autores/as

  • Robson Malacarne Instituto Federal do Espírito Santo
  • Janete Brunstein
  • Margarete Dias Brito

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v3i2.125

Palabras clave:

Formação de Jovens Empreendedores, Sustentabilidade, Agropecuária, Empreendedorismo Sustentável.

Resumen

Uma lacuna ainda presente na literatura diz respeito a forma com que os atores envolvidos no ensino Técnico em Agropecuária reagem a formação empreendedora no cotidiano escolar. O presente artigo avalia e discute a experiência do IFES Itapina, que inseriu em seu currículo, discussões e iniciativas voltadas para o empreendedorismo,  com o objetivo de preparar os discentes para participar da Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP. O foco deste trabalho é compreender as mudanças resultantes desta iniciativa e as conseqüências para os atores envolvidos neste processo formativo. O desenvolvimento teórico se fez a partir das discussões sobre os aspectos que interferem na formação empreendedora preconizadas por Filion (2004) e Dornelas (2001). A legitimação teórica foi feita com base nas entrevistas com discentes e docentes do IFES – Itapina.

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Biografía del autor/a

Robson Malacarne, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutorando em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Doutorando Visitante no ICS da Universidade de Lisboa (09/03/2014 a 19/06/2014)

 

Publicado

05-05-2014

Cómo citar

Malacarne, R., Brunstein, J., & Brito, M. D. (2014). Formação de Técnicos Agropecuários Empreendedores: O caso do IFES e sua participação na OBAP. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 3(2), 20–41. https://doi.org/10.14211/regepe.v3i2.125

Número

Sección

Artículo de investigación (Teórico-empírico)