Empreendedorismo e Vinculação Social: Análise a partir de Organizações Religiosas
DOI:
10.14211/regepe.v6i3.680Palabras clave:
Acoplamento, Desacoplamento, Empreendedorismo Religioso, Pastores, Igrejas Evangélicas.Resumen
A presente investigação insere-se na literatura sobre redes sociais, em particular, sobre a temática do acoplamento e desacoplamento. Enquanto que acoplamento sugere agrupamentos dotados de fortes interações entre atores, desacoplamento, por sua vez, alude para estruturas cujas características estimulam membros a distanciarem de pessoas não imersas. Nesta literatura, prevalece duas noções fundamentais: a primeira é a de que o adequado equilíbrio entre acoplamento e desacoplamento seria considerado fundamental ao desenvolvimento de empreendimentos produtivos. A segunda, de particular relevância, é a de que apenas um tipo de empreendedor, o emigrante, consegue tal atributo. No entanto, isso pode não explicar tudo. Outros tipos de empreendedorismo, ainda hoje pouco explorados por pesquisadores da administração, poderiam se inserir aí. Este artigo, de natureza teórico-empírica, insere-se justamente neste contexto. Busca investigar a dinâmica do acoplamento e desacoplamento sociais a partir do contexto do empreendedorismo religioso. Ao fazer isto, projeta luzes para novas reflexões teóricas, avançando na literatura sobre acoplamento e desacoplamento sociais.
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