Os Antecedentes da Orientação Empreendedora em Negócios Sociais

Autores

DOI:

10.14211/regepe.v9i2.1411

Palavras-chave:

Antecedentes, Orientação Empreendedora, Negócios Sociais, Startups

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo caracterizar os Antecedentes da OE em Startups de Negócios Sociais.

Método: Foi desenvolvido um estudo exploratório e qualitativo, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com fundadores de oito negócios sociais. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, com auxílio do software ATLAS.ti.

Resultados: É apresentada uma caracterização dos antecedentes da OE, sendo eles: missão social, identificação de oportunidades, acesso a capital e stakeholders. Os resultados evidenciam a identificação de oportunidades como o principal antecedente. Essas oportunidades estão relacionadas às necessidades de participação e de contribuição social por parte dos fundadores. Na sequência, destaca-se a missão social, vista como uma oportunidade de contribuir para a qualidade de vida da população em geral.

Contribuições teóricas: O estudo contribui com a caracterização dos antecedentes da OE no contexto de negócios sociais, evidenciando que há diferença desses antecedentes nos contextos social e puramente econômico.

Relevância/originalidade: O estudo investiga contexto carente de estudos voltados à compreensão dos antecedentes que podem ser os propulsores ou facilitadores de inciativas empreendedoras.

Contribuições sociais/para a gestão: A compreensão dos antecedentes da OE em negócios sociais pode contribuir para o desenvolvimento de ações estratégicas junto à empreendedores e empreendimentos de negócios sociais.

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Biografia do Autor

Viviane Celina Carmona, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professora, Ciências Gerenciais pela Universidade Nove de Julho – UINOVE, São Paulo, (Brasil). 

Cristina Daí Pra Martens, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professora, Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, (Brasil). 

Henrique Mello Rodrigues de Freitas, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professor , Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, Brasil. 

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Publicado

03-03-2020

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Como Citar

Carmona, V. C., Daí Pra Martens, C., & Mello Rodrigues de Freitas, H. (2020). Os Antecedentes da Orientação Empreendedora em Negócios Sociais. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(2), 71–96. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1411

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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