Diga-Me O Que Tu Bebes, Que Te Direi Quem Tu És

Autores

DOI:

10.14211/regepe.v8i3.1546

Palavras-chave:

Preço, Diferenciação, Brewpub, Estratégia, Caso de Ensino

Resumo

Objetivo: O presente caso foi desenvolvido a fim de proporcionar discussão acerca do posicionamento estratégico de uma empresa que passa por mudanças de cenários.

Método: Caso de ensino proveniente de fatos reais baseados na experiência em gestão e consultorias.

Originalidade/Relevância: O caso retrata as atividades do The Factory Brewpub que com uma proposta diferenciada, a começar pelo local de atendimento, dentro de uma chácara, onde são oferecidas as cada vez mais requisitadas, cervejas artesanais produzidas no local e vendidas com exclusividade no estabelecimento, além de burgers e steaks.

Resultados: João Paulo, proprietário do local, após quatro anos de atividade, deparou-se com uma situação em que há conflito de escolha: produzir e vender cervejas diferenciadas, estilos especiais e com um preço alto pelo produto, trabalhando para um público mais seleto, mas com menos movimento no pub? Ou produzir cervejas mais baratas, com foco no custo e preço baixo final, com menos variedades e estilos menos complexos, mas com mais movimento e casa cheia toda semana? Qual estratégia adotar?

Contribuições teóricas/metodológicas: Desenvolver nos alunos a capacidade da leitura de ambiente para a identificação de vantagens competitivas e, sobretudo, estratégias, seja liderança em custos ou diferenciação, que serão mais coerentes para as empresas manterem-se no mercado de forma sustentável e lucrativa.

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Biografia do Autor

Jailson Lana, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Professor e Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Raul Beal Partyka, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Jeferson Lana, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Professor no PPGA e PMPGIL da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. PhD em Administração de Empresas pela FGV/EAESP.

Referências

Faulkner, D., & Bowman, C. (1995). The Essence of Competitive Strategy, Prentice Hall.

Johnson, G., Scholes, K., & Whittington, R. (2006). Exploring Corporate Strategy, 7th edition, Prentice Hall.

Johnson, G., Whittington, R., Scholes, K., Angwin, D., & Regner, P. (2016). Exploring strategy: Text & cases, 11th edition, Pearson.

Porter, M. (1985). Competitive Advantage – Creating and Sustaining Superior Performance, ed. 1998, The Free Press.

Porter, M. (1986). Estratégia competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Tradução de Elisabeth Maria de Pinho Braga, Editora Campus, 7a. Edição.

Porter, M. (1996). What is Strategy? Harvard Business Review, November-December, p. 61-78.

Publicado

02-09-2019

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Como Citar

Lana, J., Beal Partyka, R., & Lana, J. (2019). Diga-Me O Que Tu Bebes, Que Te Direi Quem Tu És. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 8(3), 302–329. https://doi.org/10.14211/regepe.v8i3.1546

Edição

Seção

Caso de ensino

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