Competências Empreendedoras: Construção de uma Escala de Avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1621

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Ensino de Empreendedorismo, Competências Empreendedoras, Avaliação

Resumo

Objetivo: O artigo tem como objetivo apresentar o processo de elaboração e validação de uma escala que avalia as competências empreendedoras desenvolvidas em disciplinas de graduação de empreendedorismo.

Método: Para elaboração e validação da escala, foram feitas análises documentais, grupos focais, validação por juízes, validação semântica e validação empírica com 182 respondentes.

Originalidade/ relevância: O artigo apresenta uma escala de competências empreendedoras desenvolvida especificamente para avaliar as competências de disciplinas de empreendedorismo de graduação, ao contrário das escalas já existentes, que são focadas em donos de empresas, não representando a realidade dos estudantes.

Resultados: A escala validada apresenta 36 itens, divididos em 5 fatores. O fator 1 foi denominado “competências para elaborar o modelo de negócios”. O fator 2 foi denominado “competências para vender e assumir riscos”. O fator 3 é chamado de “competências para identificação de oportunidades”. O fator 4 foi chamado de “competências para aceitar erros”. Por fim, o fator 5 foi chamado de “competências de trabalho em equipe”.

Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição proposta pelo artigo é a apresentação de uma escala capaz de mensurar as competências empreendedoras desenvolvidas por estudantes de cursos ou disciplinas de empreendedorismo, uma vez que as escalas existentes são focadas nos donos de empresas. A escala pode ser replicada para avaliação de outros cursos ou disciplinas de empreendedorismo e seu processo de construção e validação podem ser replicados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Padovez Cualheta, Universidade de Brasília – UnB, Brasília, (Brasil).

Doutora pela Universidade de Brasília - UnB, Brasília, (Brasil). Professora na Sempreende.

Gardenia Abbad, Universidade de Brasília – UnB, Brasília, (Brasil).

Doutora pela Universidade de Brasília - UnB, Brasília, (Brasil). Professora pela Universidade de Brasília - UnB, Brasília.

Cristiane Faiad, Universidade de Brasília – UnB, Brasília, (Brasil).

Doutora pela Universidade de Brasília - UnB, Brasília, (Brasil). Professora pela Universidade de Brasília - UnB, Brasília.

Candido Borges Junior, Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiás, (Brasil).

Doutor pela Escola de negócios HEC Montreal, (Canadá). Professor pela Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiás. 

Referências

Bardin, L. (1989). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Bauman, A., & Lucy, C. (in press). Enhancing entrepreneurial education: Developing competencies for success. The International Journal of Management Education.

Bird, B. (1995). Toward a theory of entrepreneurial competency. Advances in Entrepreneurship Firm Emergence and Growth, v. 2, pp. 51-72.

Blank, S., & Dorf, B. (2012). The startup owner´s manual: the step-by-step guide for building a great company. Pescadero, CA: K&S Ranch Publishing.

Chandler, G. N., & Jansen, E. (1992). The founder’s self-assessed competence and venture performance. Journal of Business Venturing, v. 7, pp. 223-236. DOI: https://doi.org/10.1016/0883-9026(92)90028-P

Duval-Couetil, N. (2013). Assessing the Impact of Entrepreneurship Education Programs: Challenges and Approaches. Journal of Small Business Management, 51(3), 394-409. doi: 10.1111/jsbm.12024 DOI: https://doi.org/10.1111/jsbm.12024

Fayolle, A. (2013). Personal views on the future of entrepreneurship education. Entrepreneurship & Regional Development, v. 25, n. 7-8, pp. 672-701. DOI: https://doi.org/10.1080/08985626.2013.821318

Fayolle, A. (2018). A Research Agenda for Entrepreneurship Education. Northampton, MA: Edward Elgar Publishing. DOI: https://doi.org/10.4337/9781786432919

Fiet, J. O. (2000). The theoretical side of teaching entrepreneurship. Journal of Business Venturing, 16, 1-24. doi: 10.1016/S0883-9026(99)00041-5 DOI: https://doi.org/10.1016/S0883-9026(99)00041-5

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2010). Multivariate data analysis. 7. ed. Prentice Hall.

Henry, C., Hill, F. & Leitch, C. (2005). Entrepreneurship education and training: can entrepreneurship be taught? Part I. Education + Training, 47(2), 98-111. doi: 10.1108/00400910510586524 DOI: https://doi.org/10.1108/00400910510586524

Kuratko, D. F. (2005). The Emergence of Entrepreneurship Education: Development, Trends and Challenges. Entrepreneurship Theory and Practice, 29(5), 577-598. doi: 10.1111/j.1540-6520.2005.00099.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2005.00099.x

Kyndt, E., & Baert, H. (2015). Entrepreneurial competencies: Assessment and predictive value for entrepreneurship. Journal of Vocational Behavior, v. 90, pp. 13-25 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jvb.2015.07.002

Lans, T., Hulsink, W., Baert, H., & Mulder, M. (2008). ERIM Report Series Research in Management, ERS-2008-028-ORG. Available on: http://www.erim.eur.nl

Man, T. W. Y. (2012). Developing a behaviour-centred model of entrepreneurial learning. Journal of Small Business and Enterprise Development, v. 19, n. 3, pp. 549-566. DOI: https://doi.org/10.1108/14626001211250289

Man, T. W. Y., Lau, T., & Chan, K. F. (2002). The competitiveness of small and medium enterprises: A conceptualization with focus on entrepreneurial competencies. Journal of Business Venturing, v. 17, pp. 123-142. DOI: https://doi.org/10.1016/S0883-9026(00)00058-6

Man, T. W. Y., Lau, T., & Snape, E. (2008). Entrepreneurial Competencies and the Performance of Small and Medium Enterprises: An Investigation through a Framework of Competitiveness. Journal of Small Business & Entrepreneurship, v. 21, n. 3, pp. 257-276. DOI: https://doi.org/10.1080/08276331.2008.10593424

Martin, B. C., McNally, J. J., & Kay, M. J. (2013). Examining the formation of human capital in entrepreneurship: a meta-analysis of entrepreneurship education outcomes. Journal of Business Venturing, v. 28, pp. 211-224. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2012.03.002

Mitchelmore, S., & Rowley, J. (2010). Entrepreneurial competencies: a literature review and development agenda. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, v. 16, n. 2, pp. 91-111. DOI: https://doi.org/10.1108/13552551011026995

Morris, M. H., Webb, J. W., Fu, J., & Singhal, S. (2013). A Competency-Based Perspective on Entrepreneurs Education: Conceptual and Empirical Insights. Journal of Small Business Management, v. 51, n. 3, pp. 352-369. DOI: https://doi.org/10.1111/jsbm.12023

Mwasalwiba, E. S. (2011). Entrepreneurship education: a review of its objectives, teaching methods, and impact indicators. Education + Training, v. 52, n. 1, pp. 20-47. DOI: https://doi.org/10.1108/00400911011017663

Nabi, G., Linan, F., Fayolle, A., Krueger, N., & Wamsley, A. (2017). The impact of entrepreneurship education in higher education: a systematic review and research agenda. Academy of Management Learning & Education, v. 16, n. 2, pp. 277-299. DOI: https://doi.org/10.5465/amle.2015.0026

Neck, H. M., & Greene, P. G. (2011). Entrepreneurship Education: Known Worlds and New Frontiers. Journal of Small Business Management, v. 49, n. 1, pp. 55-70. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-627X.2010.00314.x

Neck, H.M., Greene, P. G., & Brush, C. G. (2014). Teaching Entrepreneurship: a Pratice-Based Approach. Northampton, MA: Edward Elgar Publishing. DOI: https://doi.org/10.4337/9781782540564

Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business model generation. Hoboken, New Jersey: John Wliey & Sons, Inc.

Ployart, R. E. & Vanderberg, R. J. (2010). Longitudinal research: The theory, design, and analysis of change. Journal of Management, v. 36, n. 1, pp. 94-120. DOI: https://doi.org/10.1177/0149206309352110

Ries, E. (2011). The lean startup: how today’s entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses. New York, NY: Crown Publishing.

Rocha, E. L. C., & Freitas, A. A. F. (2014). Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 4, pp. 465-486. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20141512

Sá, C. M., & Kretz, A. J. (2015). The Entrepreneurship Movement and the University. New York, NY: Palgrave Macmillan. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137401014

Salusse, M. A. Y., & Andreassi, T. (2016). O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuation. Revista de Administração Comtemporânea, v. 20, n. 3, pp. 305-327. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2016150025

Sarasvathy, S. D. (2001a). Causation and effectuation: toward a theorial shift from economic inevitability to entrepreneurial contigency. Academy of Management Review, v. 26, n. 2, pp. 243-263. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.2001.4378020

Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2013). Using Multivariate Statistics. New York, NY: Pearson.

Publicado

03-03-2020

Como Citar

Cualheta, L. P., Abbad, G., Faiad, C., & Borges Junior, C. (2020). Competências Empreendedoras: Construção de uma Escala de Avaliação. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(2), 158–180. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1621

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)