Brick’s Burguer House: O desafio de crescer sem perder o sabor

Autores

DOI:

10.14211/regepe.v10i1.1736

Palavras-chave:

Marketing Empreendedor, Tomada de decisão, Empreendedorismo, Caso de ensino

Resumo

Objetivo: Este caso de ensino objetiva analisar estratégias de crescimento e desenvolvimento para uma hamburgueria artesanal, o Brick’s Burguer House - “LANCHE DAS ESTRELAS”, que pretende expandir seus negócios para outras cidades. Contexto/Realidade Investigada: Com dois anos de existência, tornou-se líder do seu segmento de mercado, na cidade onde atua. O surgimento da concorrência que tenta de forma agressiva, conseguir uma maior fatia do mercado, leva os sócios a saberem que tem um grande desafio à sua frente, que é definir a estratégia de crescimento do Brick’s. Diagnóstico/Situação-problema/Oportunidade: O grande desafio é crescer sem perder a principal razão do sucesso da hamburgueria: proporcionar aos clientes a experiência Brick’s. Resultado: O resultado do caso de ensino vêm em concordância entre a visão do empreendedor através da Orientação para o Marketing Empreendedor (OME), nomeadas como: olhar voltado ao mercado; olhar voltado à oportunidade e olhar voltado ao cliente. Verificou-se que o setor de lanchonetes e hamburguerias teve um comportamento mais voltado à OME. Após análise da situação apresentada, os alunos são convidados a discutir sobre habilidades empreendedoras, propondo soluções para a tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Elisa Morais da Silva Bendor, Departamento de Administração, Centro Universitário Inta, UNINTA, Sobral/CE, Brasil

Marta Elisa Morais da Silva Bendor é professora assistente de administração EAD do Centro Universitário INTA (UNINTA) e Professora do Curso de Administração da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL). Possui mestrado em Administração pela UNIVALI, Especialista em Gerência Executiva de Marketing pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Suas áreas de interesse incluem Intenção, potencial, comportamento e atitude empreendedora; Inovação, Desenvolvimento local e Marketing. Seus artigos vêm sendo publicado em Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade e REGEPE.

Priscila Maria Vasconcelos Porto, Departamento de Administração, Faculdade Luciano Feijão, FLF, Sobral/CE, Brasil

Priscila Maria Vasconcelos Porto é professora de Administração EAD do Centro Universitário INTA (UNINTA) e Professora da Faculdade Luciano Feijão no curso de Administração (FLF). Possui mestrado em Administração pela UNIVALI, especialista em Gestão com ênfase em Finanças, Controladoria e Auditoria pelo Centro Universitário Inta (UNINTA) e em Tutoria Em Educação à distância e Docência Do Ensino Superior pelo Centro Universitário INTA (UNINTA) e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Suas áreas de interesse incluem Gestão Financeira, Análise de Investimentos, Empreendedorismo com foco na Análise de Investimentos, gestão estratégica, análise de investimento e trabalho de conclusão de curso. Seus artigos vêm sendo publicado em Journal of Administrative Sciences e REGEPE.

Francisca Juliana Miranda Linhares, Departamento de Administração, Centro Universitário Inta, UNINTA, Sobral, CE, Brasil

Francisca Juliana Miranda Linhares é professora assistente de administração EAD do Centro Universitário INTA (UNINTA) e Professora do Curso de Administração da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL). Possui mestrado em Administração pela UNIVALI, Especialista em Gerência Executiva de Marketing pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Suas áreas de interesse incluem Intenção, potencial, comportamento e atitude empreendedora; Inovação, Desenvolvimento local e Marketing. Seus artigos vêm sendo publicado em Revista de Gestão do Unilasalle, Revista Alcance e Conectividade.  

Ruan Carlos dos Santos, Departamento de Administração e Contabilidade, Centro Universitário UNIAVAN, Avantis, Balneário Camboriú/SC, Brasil

Ruan Carlos dos Santos é professor assistente de administração, contabilidade, gestão financeira e processos gerenciais no departamento de administração e contabilidade do Centro Universitário UniAvan (AVANTIS) e docente credenciado ela École Nationtal D’Administration (ENA-BRASIL). Possui mestrado em Administração pela UNIVALI e Graduação em Administração pela UniFCV. Suas áreas de interesse incluem Empreendedorismo e Competências Empreendedoras, Governança Corporativa, Estratégias em Organizações, Cidade Inteligente e análise de gestão pública. Seus artigos vêm sendo publicado em revistas como Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, Corporate Governance: The International Journal of Business in Society, Global Journal of Management and Business Research e Independent Journal of Management & Production.    

Referências

ABF. Associação Brasileira de Franchising. (2017). Franquias de Hamburgueria. Disponível em: https://www.franchisinggroup.com.br/franquia/franquias-de-hamburgueria/. Último acesso em: 01/03/2019.

Baron, R. A., & Shane, S. A. (2007). Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thompson Learning.

Bessant, J., & Tidd, J. (2009). Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman.

Carrer, C. C., Plonski, G. A., Carrer, C. R. O., & Oliveira, C. E. L. (2010). Innovation and entrepreneurship in scientific research. Revista Brasileira de Zootecnia, 39, 17-25. https://doi.org/10.1590/S1516-35982010001300003

Carson, D. (1990). Some exploratory models for assessing small firms marketing performance: a qualitative approach. European Journal of Marketing, 24(11), 5-42. https://doi.org/10.1108/03090569010006056

Cruz Filho, J. Q., Ribeiro, R. M., Mesquita, M. S. S.; Riella, J., & Gonçalves, L. E. F. (2018). Da Vida Pobre ao Reconhecimento pelo Ato de Empreender. E&G Economia e Gestão, 18(50), 134-148. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n50p134-148

Dantas, N. G. S., & Melo, R. S. (2008). O método de análise Swot como ferramenta para promover o diagnóstico turístico de um local: o caso do município de Itabaiana/PB. Caderno Virtual de Turismo, 8(1), 118-130. http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/index.php/caderno/article/view/272

Dornelas, J. C. A. (2014). Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Empreende/LTC.

Filion, L. J. (1999). Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, Universidade de São Paulo, 34(2), 5-28.

GEM – Global Entrepreneurship Monitor. (2017). Empreendedorismo no Brasil: 2016. Curitiba: IBQP.

Hisrich, R. D.; Peters, M. P., & Shepherd, D. A. (2014). Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman.

IBGE (2017). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Renda domiciliar per capita, Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pnad_continua/default_renda_percapita.shtm. Último acesso em: 01/08/2018.

IGA SÃO PAULO. (2017). Refeição e Cozinheirinhos. Disponível em: https://www.iga-la.com/bra 27/07/2018.

INEP (2017). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. IDEB. . Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/inicio. Acesso em: 23/07/2018.

Jones, R., & Rowley, J. (2011). Entrepreneurial marketing in small business: A conceptual exploration. International Small Business Journal, 29(1), 25-36. https://doi.org/10.1177/0266242610369743

Kotler, P. (2000). Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Luecke, R. (2009). Estratégia. Rio de Janeiro: Record.

Martins, L. (2006). Marketing: Como se tornar um profissional de sucesso. São Paulo: Digerati Books.

Mccreadie, Karen. A Arte da Guerra Sun Tzu: Uma interpretação em 52 ideias brilhantes. São Paulo: Globo, 2008.

Morris, M. H., Schindehutte, M., & LaForge, R. W. (2002). Entrepreneurial marketing: a construct for integrating emerging entrepreneurship and marketing perspectives. Journal of Marketing Theory and Practice, 10(4), 1-19. https://doi.org/10.1080/10696679.2002.11501922

Negreiros, L. F., Pieske, A. E., Galvão, F. F., Misunaga, H. Y., & Vieira, F. G. D. (2018). Orientação para marketing empreendedor: um estudo exploratório sobre a visão dos empresários dos ramos de vestuário e alimentação. E&G Economia e Gestão, 18(50), 5-21. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n50p5-21

PNAD (2017) Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=40. Acesso em: 25/07/2018.

Scheibeler, A., Mello, G., Benini, E. G., & Espejo, M. M. D. S. B. (2018). Agronegócio e perspectivas teóricas e epistêmicas: uma análise nos Programas de Pós-Graduação em Administração. Revista ENIAC Pesquisa, 7(1), 37-59. https://doi.org/10.22567/rep.v7i1.481

Rodrigues, C. V., Rassia, I. C. R. B., Júnior, P. R. B. F., & Nodari, C. H. (2017). Caracterização, cenário e tendências do Arranjo Produtivo Local: Complexo industrial da saúde de Pelotas/RS. Revista Eletrônica Científica do CRA – PR –RECC, 4(2), 127-144. http://recc.cra-pr.org.br/index.php/recc/article/view/77

Santos, R. C., Barros, F. E. E., Pinho, T. H. M., & Machado, M. C. R. (2018). Vamos às compras: O bom vizinho faz a diferença? Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 7(2), 227-255. https://doi.org/10.14211/regepe.v7i2.787

Schmidt, S., & Bohnenberger, M. C. (2009). Perfil empreendedor e desempenho organizacional. Revista de Administração Contemporânea, 13(3), 450-467. https://doi.org/10.1590/S1415-65552009000300007

SEBRAE (2017). Serviço Apoio Micro e Pequena Empresa. Relatórios de Inteligência. HAMBURGUERIA 2.0: A EVOLUÇÃO Disponível em: https://sebrael.com.br/relatorios-de-inteligencia/hamburgueria-20-a-evolucao/.

Serra, F., Torres, M. C. S., & Torres, A. P. (2004). Administração Estratégica. Rio de Janeiro: Reichmann e Affonso Editores.

Sertek, P., Guindani, R. A., & Martins, T. S. (2007). Administração e planejamento estratégico. Curitiba: IBPEX.

Severo, E. A., Guimarães, J. C. F., Serafin, V. F., & Vanin, M. S. (2019). Vamos Expandir um Negócio Inovador? Caso de Ensino. RASI, 5(1), 77-90. https://doi.org/10.20401/rasi.5.1.254

Silva, J. F., & Pena, R. P. M. (2017). O “Bê-á-bá” do Ensino em Empreendedorismo: Uma Revisão da Literatura sobre os Métodos e Práticas da Educação Empreendedora. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 6(2), 372-401. https://doi.org/10.14211/regepe.v6i2.563

Stokes, D. (2000). Entrepreneurial marketing: a conceptualization from qualitative research. Qualitative marketing research, 3(1), 47-54.

Zoschke, A. C. K., & Lima, E. O. (2008). Marketing empreendedor e redes de relação: um estudo sobre micro, pequeno e médias empresas. Revista Gestão & Planejamento, 1(14), 7-18

Publicado

25-12-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 546     PDF downloads: 117 Notas de Ensino downloads: 68 PDF (English) downloads: 93 Teaching Note (English) downloads: 71

Como Citar

Bendor, M. E. M. da S., Porto, P. M. V., Linhares, F. J. M., & Santos, R. C. dos. (2020). Brick’s Burguer House: O desafio de crescer sem perder o sabor. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 10(1), e1736. https://doi.org/10.14211/regepe.v10i1.1736

Edição

Seção

Caso de ensino

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)