Brick’s Burguer House: O desafio de crescer sem perder o sabor

Autores

  • Marta Elisa Morais da Silva Bendor Departamento de Administração, Centro Universitário Inta, UNINTA, Sobral/CE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8790-136X
  • Priscila Maria Vasconcelos Porto Departamento de Administração, Faculdade Luciano Feijão, FLF, Sobral/CE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7186-2933
  • Francisca Juliana Miranda Linhares Departamento de Administração, Centro Universitário Inta, UNINTA, Sobral, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5347-2920
  • Ruan Carlos dos Santos Departamento de Administração e Contabilidade, Centro Universitário UNIAVAN, Avantis, Balneário Camboriú/SC, Brasil http://orcid.org/0000-0001-7396-8774

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v10i1.1736

Palavras-chave:

Marketing Empreendedor, Tomada de decisão, Empreendedorismo, Caso de ensino

Resumo

Objetivo: Este caso de ensino objetiva analisar estratégias de crescimento e desenvolvimento para uma hamburgueria artesanal, o Brick’s Burguer House - “LANCHE DAS ESTRELAS”, que pretende expandir seus negócios para outras cidades. Contexto/Realidade Investigada: Com dois anos de existência, tornou-se líder do seu segmento de mercado, na cidade onde atua. O surgimento da concorrência que tenta de forma agressiva, conseguir uma maior fatia do mercado, leva os sócios a saberem que tem um grande desafio à sua frente, que é definir a estratégia de crescimento do Brick’s. Diagnóstico/Situação-problema/Oportunidade: O grande desafio é crescer sem perder a principal razão do sucesso da hamburgueria: proporcionar aos clientes a experiência Brick’s. Resultado: O resultado do caso de ensino vêm em concordância entre a visão do empreendedor através da Orientação para o Marketing Empreendedor (OME), nomeadas como: olhar voltado ao mercado; olhar voltado à oportunidade e olhar voltado ao cliente. Verificou-se que o setor de lanchonetes e hamburguerias teve um comportamento mais voltado à OME. Após análise da situação apresentada, os alunos são convidados a discutir sobre habilidades empreendedoras, propondo soluções para a tomada de decisão.

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Biografia do Autor

Marta Elisa Morais da Silva Bendor, Departamento de Administração, Centro Universitário Inta, UNINTA, Sobral/CE, Brasil

Marta Elisa Morais da Silva Bendor é professora assistente de administração EAD do Centro Universitário INTA (UNINTA) e Professora do Curso de Administração da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL). Possui mestrado em Administração pela UNIVALI, Especialista em Gerência Executiva de Marketing pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Suas áreas de interesse incluem Intenção, potencial, comportamento e atitude empreendedora; Inovação, Desenvolvimento local e Marketing. Seus artigos vêm sendo publicado em Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade e REGEPE.

Priscila Maria Vasconcelos Porto, Departamento de Administração, Faculdade Luciano Feijão, FLF, Sobral/CE, Brasil

Priscila Maria Vasconcelos Porto é professora de Administração EAD do Centro Universitário INTA (UNINTA) e Professora da Faculdade Luciano Feijão no curso de Administração (FLF). Possui mestrado em Administração pela UNIVALI, especialista em Gestão com ênfase em Finanças, Controladoria e Auditoria pelo Centro Universitário Inta (UNINTA) e em Tutoria Em Educação à distância e Docência Do Ensino Superior pelo Centro Universitário INTA (UNINTA) e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Suas áreas de interesse incluem Gestão Financeira, Análise de Investimentos, Empreendedorismo com foco na Análise de Investimentos, gestão estratégica, análise de investimento e trabalho de conclusão de curso. Seus artigos vêm sendo publicado em Journal of Administrative Sciences e REGEPE.

Francisca Juliana Miranda Linhares, Departamento de Administração, Centro Universitário Inta, UNINTA, Sobral, CE, Brasil

Francisca Juliana Miranda Linhares é professora assistente de administração EAD do Centro Universitário INTA (UNINTA) e Professora do Curso de Administração da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL). Possui mestrado em Administração pela UNIVALI, Especialista em Gerência Executiva de Marketing pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Suas áreas de interesse incluem Intenção, potencial, comportamento e atitude empreendedora; Inovação, Desenvolvimento local e Marketing. Seus artigos vêm sendo publicado em Revista de Gestão do Unilasalle, Revista Alcance e Conectividade.  

Ruan Carlos dos Santos, Departamento de Administração e Contabilidade, Centro Universitário UNIAVAN, Avantis, Balneário Camboriú/SC, Brasil

Ruan Carlos dos Santos é professor assistente de administração, contabilidade, gestão financeira e processos gerenciais no departamento de administração e contabilidade do Centro Universitário UniAvan (AVANTIS) e docente credenciado ela École Nationtal D’Administration (ENA-BRASIL). Possui mestrado em Administração pela UNIVALI e Graduação em Administração pela UniFCV. Suas áreas de interesse incluem Empreendedorismo e Competências Empreendedoras, Governança Corporativa, Estratégias em Organizações, Cidade Inteligente e análise de gestão pública. Seus artigos vêm sendo publicado em revistas como Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, Corporate Governance: The International Journal of Business in Society, Global Journal of Management and Business Research e Independent Journal of Management & Production.    

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Publicado

25-12-2020

Como Citar

Bendor, M. E. M. da S., Porto, P. M. V., Linhares, F. J. M., & Santos, R. C. dos. (2020). Brick’s Burguer House: O desafio de crescer sem perder o sabor. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 10(1), e1736. https://doi.org/10.14211/regepe.v10i1.1736

Edição

Seção

Caso de ensino

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