Luthieria digital: Empreendedorismo no negócio musical
DOI:
https://doi.org/10.14211/ibjesb.e1917Palavras-chave:
Luthieria, Desenvolvimento de negócio, Startup, Plataforma digital, Aplicativo.Resumo
Objetivo: Conectar as necessidades de músicos e praticantes de instrumentos musicais, com as de luthiers e de fornecedores de ferramentas e acessórios de luthieria (produção, regulagem, reparos e restauração de instrumentos musicais), por meio de uma plataforma digital. Metodologia: Partiu-se de indícios de uma oportunidade, levantaram-se informações sobre o mercado brasileiro de luthieria e foram realizadas pesquisas para se entender as necessidades de músicos, luthiers e fornecedores, que resultou em uma proposta para o seu aproveitamento, com a definição dos recursos, do plano de ações, a análise da viabilidade econômica, implementação e avaliação. Principais resultados: A sua implementação foi iniciada com o desenvolvimento da plataforma, estando negociada a incubação da startup no lab de uma consultoria paulista. Contribuições metodológicas: O método da solução de problemas e do aproveitamento de oportunidade permitiu a elaboração de um projeto viável de ser implementado, por tratar com questões da realidade de um negócio, como o caso da startup objeto do trabalho. Relevância/originalidade: O modelo de negócio proposto é inovador, por ser inédito no país, visto que não há ainda nesse mercado aplicativo conectando músicos, luthiers e fornecedores. Contribuições para a gestão: A complexidade na elaboração do trabalho foi elevada, pois requereu o apoio de diversas empresas e profissionais para o desenvolvimento do software em linguagem para dispositivos móveis, que possibilitasse a integração com soluções de pagamentos eletrônicos, cuidados com proteção e privacidade de dados, serviços de hospedagem e sustentação da solução pós implementação, além de serviços de divulgação e administração profissional do negócio.
Classificação JEL: M13
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