Portugal, ora pois! Estratégias de internacionalização de uma empresa familiar de pequeno porte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2305

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Estratégia, Internacionalização, Pequena Empresa

Resumo

Objetivo: Este Caso de ensino tem como objetivo expor alunos de graduação e pós-graduação às problemáticas empresarias de tomada de decisão no desenvolvimento de estratégias de internacionalização. Dilema: Este caso de ensino aborda os dilemas de uma pequena empresa familiar brasileira ao tomar a decisão de internacionalização no mercado português. Uma empresa familiar de pequeno porte, que atua no setor de arquitetura, decoração e construção, na produção de obras personalizadas em rochas ornamentais, que se depara com a oportunidade de atender clientes no mercado português, depois de um longo período atuando apenas no mercado nacional. Relevância/originalidade: O caso se apresenta como uma oportunidade original e real para o professor trabalhar estratégias de internacionalização, revitalizando conceitos de proposta de valor, tomada de decisão, adequação de produtos e mercados e é indicado para aplicação em disciplinas de estratégia em cursos de graduação e pós-graduação.

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Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Silvia Ferraz Nogueira De Tommaso, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

é doutoranda em Administração Geral com foco em Estratégia na FEA-USP, professora convidada na FIA Business School em cursos de pós-graduação e MBA. Possui mestrado em Gestão de Negócios pela FIA Business School, MBA em Estratégia Empresarial pela BSP-SP e graduação em Letras pela USP. Suas áreas de interesse são estratégia, empreendedorismo , gestão de negócios e teoria de stakeholders. http://lattes.cnpq.br/0085086401628983

Raísa Correa, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

é Doutoranda e Mestra em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Processos Didático-Pedagógicos para EAD; Pesquisa nas áreas de tecnologias educacionais e instituições de educação a distância. Professora em cursos de graduação na Link School of Business. http://lattes.cnpq.br/2611956428653813.

Felipe Mendes Borini, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

é professor Doutor do Departamento de Administração Geral da FEA/USP ,Co-Editor da RAI - Revista de Administração e Inovação e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP) (2008). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) (2004) e graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Suas Linhas de pesquisa são Estratégia Global; Inovação Global; Estratégia Organizacional; Capacidades Organizacionais.

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Publicado

10-11-2023

Como Citar

De Tommaso, S. F. N., Correa, R., & Borini, F. M. (2023). Portugal, ora pois! Estratégias de internacionalização de uma empresa familiar de pequeno porte. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 13(1), e2305. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2305