Impactos da educação empreendedora em alunos brasileiros do ensino superior: Um estudo empírico comparando disciplinas obrigatórias e eletivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2443

Palavras-chave:

Educação Empreendedora, Ensino de Empreendedorismo, Empreendedorismo

Resumo

Objetivo do estudo: O presente estudo tem como objetivo avaliar os impactos da educação empreendedora em alunos de disciplinas de empreendedorismo no nível de graduação de universidades brasileiras. Metodologia: A metodologia adotada foi pré/pós a partir da coleta de dados primários por meio de questionários estruturados entre 398 estudantes de empreendedorismo provenientes de 10 disciplinas de graduação de seis universidades brasileiras, envolvendo doze professores. As análises de dados foram realizadas por meio de análise fatorial confirmatória e testes pareados de comparação de médias. Principais resultados: As disciplinas eletivas de empreendedorismo têm maior impacto positivo (sobretudo para atitude empreendedora, controle percebido do comportamento e intenção empreendedora) para os alunos de graduação no Brasil, se comparado às disciplinas obrigatórias, que, inclusive, impactaram negativamente alguns fatores (ex.: atitude empreendedora, controle percebido do comportamento e intenção empreendedora). Contribuições teóricas/metodológicas: Desenvolvimento de um modelo para analisar o impacto da educação empreendedora fundamentado na recente literatura sobre o tema e que representa uma versão estendida da Teoria do Comportamento Planejado, a qual inclui conhecimentos e competências empreendedoras. Relevância/originalidade: Uso diferencial de uma metodologia rigorosa (pré/pós com aplicação de teste-t pareado) e comparação dos efeitos de cursos eletivos e obrigatórios de empreendedorismo em uma ampla base de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Arruda, Fundação Dom Cabral (FDC), Nova Lima, MG, Brasil

é professor associado da Fundação Dom Cabral e do XL Center - Center for Innovation, Excellence and Leadership. Atua também como como consultor associado da Cambridge Family Enterprise Group. Presidente do Conselho da Biominas, faz parte do Conselho da Riva Incorporadora e da Salesforce. Possui doutorado pela University of Bradford no Reino Unido, Mestrado em Administração pela UFMG e Graduação em Engenharia pela UFMG.

Ana Burcharth, Fundação Dom Cabral (FDC), Nova Lima, MG, Brazil e Arhus University, Department of Management (AU), Aarhus, Dinamarca

é professora tempo integral na Fundação Dom Cabral e professora visitante na Universidade de Aarhus, Dinamarca. Serve como coordenadora adjunta do Mestrado Professional em Administração (MPA) da Fundação Dom Cabral. Concluiu seu Ph.D. em Business Administration pela Universidade de Aarhus em 2011. Além disso, estudou na Universidade Carlos III de Madrid (doutorado sanduíche), na Universidade de Aalborg (Msc. Knowledge, Innovation and Economic Dynamics), Universidade de Nottingham (intercâmbio) e Universidade Federal de Minas Gerais (BA Ciências Econômicas).

Erika Penido Barcellos, Betânia Tanure Associados (BTA), Belo Horizonte, MG, Brazil

é consultora da BTA (Betania Tanure e Associados), consultoria em Desenvolvimento Empresarial, Saúde e Vitalidade Organizacional, com foco em Cultura e Liderança.Foi pesquisadora e professora convidada da Fundação Dom Cabral por quase 20 anos, onde atuou em projetos com abordagem integrada de teoria e prática sobre gestão estratégica, inovação, empreendedorismo e internacionalização de empresas brasileiras. Sua grande motivação é a visão que seu trabalho tem contribuído para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Co-autora de diversos livros e artigos, é formada em engenharia civil pela UFMG, possui especialização em negócios internacionais pela FDC, mestrado em administração pela USP e um MBA com high honors pela Boston University.

Samara Paganini Lourencini, Delloite, Vitória, ES, Brazil

é consultora de Innovation and Ventures na Delloite. Formada em Engenharia Civil pela UFMG, ocupou cargos de Head de Produto e Líder de Comunidades na GlobalTouch. Liderou a equipe direcionada a Formação de Líderes de Comunidade, utilizando design sprint e metodologias ágeis. Foi também responsável por liderar comunidade em direção à inovação, como no Hub de Inovação Base27. Iniciou sua trajetória na inovação na FDC (Fundação Dom Cabral), onde realizou pesquisas que abrangem os temas de inovação, empreendedorismo social e de impacto.

Referências

Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational behavior and human decision processes, 50(2), 179-211. (https://doi.org/10.1016/0749-5978(91)90020-T)

Ajzen, I. (2011). The theory of planned behaviour: Reactions and reflections. Psychology & Health, 26(9),1113-1127 (https://doi.org/10.1080/08870446.2011.613995)

Alsos, G. A., & Kolvereid, L. (1998). The business gestation process of novice, serial, and parallel business founders. Entrepreneurship Theory and Practice, 22(4), 101-114. https://doi.org/10.1177/104225879802200405

Bae, T. J., Qian, S., Miao, C., & Fiet, J. O. (2014). The relationship between entrepreneurship education and entrepreneurial intentions: A meta–analytic review. Entrepreneurship Theory and Practice, 38(2), 217-254. (https://doi.org/10.1111/etap.12095)

Bager, T. (2011). Entrepreneurship education and new venture creation: a comprehensive approach. In: Hindle, K. & Klyver, K. Handbook of Research on New Venture Creation, chapter 16. https://doi.org/10.4337/9780857933065.00024

Barbosa, R. A. P., Da Silva, E. A., Gonçalves, F. H. L., & De Morais, F. R. (2020). O impacto da educação empreendedora na intenção de empreender: análise dos traços de personalidade. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(1), 124-158. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1589

Bosnjak, M., Ajzen, I., & Schmidt, P. (2020). The theory of planned behavior: Selected recent advances and applications. Europe’s Journal of Psychology, 16(3), 352. https://doi.org/10.5964/ejop.v16i3.3107

Byabashaija, W., & Katono, I. (2011). The impact of college entrepreneurial education on entrepreneurial attitudes and intention to start a business in Uganda. Journal of Developmental Entrepreneurship, 16(01), 127-144. https://doi.org/10.1142/S1084946711001768

Chen, C. C., Greene, P. G., & Crick, A. (1998). Does entrepreneurial self-efficacy distinguish entrepreneurs from managers? Journal of Business Venturing, 13(4), 295-316. https://doi.org/10.1016/S0883-9026(97)00029-3

Cox, L. W., Mueller, S. L., & Moss, S. E. (2002). The impact of entrepreneurship education on entrepreneurial self-efficacy. International Journal of Entrepreneurship Education, 1(2), 229-245.

Curtis, V., Moon, R., & Penaluna, A. (2021). Active entrepreneurship education and the impact on approaches to learning: Mixed methods evidence from a six-year study into one entrepreneurship educator’s classroom. Industry and Higher Education, 35(4), 443-453. https://doi.org/10.1177/0950422220975319

Davidsson, P., & Honig, B. (2003). The role of social and human capital among nascent entrepreneurs. Journal of Business Venturing, 18(3), 301-331. https://doi.org/10.1016/S0883-9026(02)00097-6

Dickson, P.H., Solomon, G.T. & Weaver, K.M. (2008) Entrepreneurial selection and success: does education matter? Journal of Small Business and Enterprise Development, 15 (2), 239-258. https://doi.org/10.1108/14626000810871655

Duval‐Couetil, N. (2013). Assessing the impact of entrepreneurship education programs: Challenges and approaches. Journal of Small Business Management, 51(3), 394-409. https://doi.org/10.1111/jsbm.12024

Easterby-Smith, M., Thorpe, R., Jackson, P. R., & Jaspersen, L. J. (2015). Management and business research. London: Sage.

Fayolle, A., Gailly, B., & Lassas-Clerc, N. (2006). Effect and counter-effect of entrepreneurship education and social context on student’s intentions. Estudios de Economía Aplicada, 24(2), 509-523. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=30113180008

Fayolle, A., & Gailly, B. (2015). The impact of entrepreneurship education on entrepreneurial attitudes and intention: Hysteresis and persistence. Journal of Small Business Management, 53(1), 75-93. https://doi.org/10.1111/jsbm.12065

Gielnik, M. M., Frese, M., Kahara-Kawuki, A., Wasswa Katono, I., Kyejjusa, S., Ngoma, M., & Dlugosch, T. J. (2015). Action and action-regulation in entrepreneurship: Evaluating a student training for promoting entrepreneurship. Academy of Management Learning & Education, 14(1), 69-94. http://dx.doi.org/10.5465/amle.2012.0107

GEM (2020). Global Entrepreneurship Monitor. https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/taxa-de-empreendedorismo-no-brasil-cai-20-durante-a-pandemia,5b9809025dbe9710VgnVCM100000d701210aRCRD

Gorgievski, M. J., Stephan, U., Laguna, M., & Moriano, J. A. (2018). Predicting entrepreneurial career intentions: values and the theory of planned behavior. Journal of Career Assessment, 26(3), 457-475. https://doi.org/10.1177/1069072717714541

Hashimoto, M. (2017). Espírito empreendedor nas organizações. Saraiva Educação SA.

Heuer, A., & Kolvereid, L. (2014). Education in entrepreneurship and the Theory of Planned Behaviour. European Journal of Training and Development, 38 (6), 506-523. http://doi.org/10.1108/EJTD-02-2013-0019

Karimi, S., Biemans, H. J., Lans, T., Chizari, M., & Mulder, M. (2016). The impact of entrepreneurship education: A study of Iranian students’ entrepreneurial intentions and opportunity identification. Journal of Small Business Management, 54(1), 187-209. https://doi.org/10.1111/jsbm.12137

Kirby, David (2007). Changing the entrepreneurship education paradigm. Handbook of research in entrepreneurship education – Volume 01. UK: Edward Elgar Publishing Limited.

Kolvereid, L. (1996). Prediction of employment status choice intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, 21(1), 47-58. https://doi.org/10.1177/104225879602100104

Krueger Jr, N. F., Reilly, M. D., & Carsrud, A. L. (2000). Competing models of entrepreneurial intentions. Journal of Business Venturing, 15(5-6), 411-432. https://doi.org/10.1016/S0883-9026(98)00033-0

Krueger Jr, N. F., & Brazeal, D. V. (1994). Entrepreneurial potential and potential entrepreneurs. Entrepreneurship Theory and Practice, 18(3), 91-104. https://doi.org/10.1177/104225879401800307

Kuratko, D. F. (2005). The emergence of entrepreneurship education: Development, trends, and challenges. Entrepreneurship Theory and Practice, 29(5), 577-597. https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2005.00099.x

Lackéus, M. (2015). Entrepreneurship in Education: What, Why, When, How. Entrepreneurship 360 – Background Paper. European Comission.

Lackéus, M. (2020). Comparing the diferente three diferente experiential approaches to entrepreneurship in education. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 26(5), 937-971. https://doi.org/10.1108/IJEBR-04-2018-0236

Lent, R. W., Brown, S. D., & Hackett, G. (1994). Toward a unifying social cognitive theory of career and academic interest, choice, and performance. Journal of Vocational Behavior, 45(1), 79-122. https://doi.org/10.1006/jvbe.1994.1027

Lima, E., Hashimoto, M., Melhado, J., & Rocha, R. (2014). Brasil: em busca de uma educação superior em empreendedorismo de qualidade. In F. P. Gimenez, E. C. Camargo, A. D. L. Moraes, & F. Klosowski (Orgs.), Educação para o empreendedorismo (pp. 128-149). Curitiba: UFPR

Lima, E., Lopes, R. M. A., Nassif, V. M. J., & Silva, D. (2015). Ser seu próprio patrão? Aperfeiçoando-se a educação superior em empreendedorismo. Revista de Administração Contemporânea, 19(4), 419-439. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20151296

Lima, E., Lopes, R. M., Nassif, V., & Silva, D. (2015). Opportunities to improve entrepreneurship education: Contributions considering Brazilian challenges. Journal of Small Business Management, 53(4), 1033-1051. https://doi.org/10.1111/jsbm.12110

Liñán, F. (2007). The Role of Entrepreneurship Education in the Entrepreneurial Process, in Handbook of Research in Entrepreneurship Education, v. 1: A General Perspective. Ed. A. Fayolle. Cheltenham/Northampton: Edward Elgar.

Lortie, J., & Castogiovanni, G. (2015). The theory of planned behavior in entrepreneurship research: what we know and future directions. International Entrepreneurship and Management Journal, 11(4), 935-957. https://doi.org/10.1007/s11365-015-0358-3

Lorz, M., Mueller, S., & Volery, T. (2013). Entrepreneurship education: a systematic review of the methods in impact studies. Journal of Enterprising Culture, 21(02), 123-151. https://doi.org/10.1142/S0218495813500064

Martin, B. C., McNally, J. J., & Kay, M. J. (2013). Examining the formation of human capital in entrepreneurship: A meta-analysis of entrepreneurship education outcomes. Journal of Business Venturing, 28(2), 211-224. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2012.03.002

Mohamed, Z., Rezai, G., Shamsudin, M. N., & Mahmud, M. M. A. (2012). Enhancing young graduates’ intention towards entrepreneurship development in Malaysia. Education+ Training. https://doi.org/10.1108/00400911211265648

Mwasalwiba, E. S. (2010). Entrepreneurship education: a review of its objectives, teaching methods, and impact indicators. Education+ Training 52(1), 20-47. http://dx.doi.org/10.1108/00400911011017663

Nabi, G., Liñán, F., Fayolle, A., Krueger, N., & Walmsley, A. (2017). The impact of entrepreneurship education in higher education: A systematic review and research agenda. Academy of Management Learning & Education, 16(2), 277-299. https://doi.org/10.5465/amle.2015.0026

Obschonka, M., Silbereisen, R. K., Cantner, U., & Goethner, M. (2015). Entrepreneurial self-identity: predictors and effects within the theory of planned behavior framework. Journal of Business and Psychology, 30(4), 773-794. https://doi.org/10.1007/s10869-014-9385-2

Oosterbeek, H., Van Praag, M., & Ijsselstein, A. (2010). The impact of entrepreneurship education on entrepreneurship skills and motivation. European Economic Review, 54(3), 442-454. https://doi.org/10.1016/j.euroecorev.2009.08.002

Penaluna, A. (2012). Enterprise and entrepreneurship education: Guidance for UK higher education providers. United Kingdom: The Quality Assurance Agency for Higher Education.

Pihie, Z. A. L., & Akmaliah, Z. (2009). Entrepreneurship as a career choice: An analysis of entrepreneurial self-efficacy and intention of university students. European Journal of Social Sciences, 9(2), 338-349.

Pittaway, L., & Cope, J. (2007). Entrepreneurship education: A systematic review of the evidence. International Small Business Journal, 25(5), 479-510. https://doi.org/10.1177/0266242607080656

Premand, P., Brodmann, S., Almeida, R., Grun, R., & Barouni, M. (2016). Entrepreneurship education and entry into self-employment among university graduates. World Development, 77, 311-327. https://doi.org/10.1016/j.worlddev.2015.08.028

Rauch, A., & Hulsink, W. (2015). Putting entrepreneurship education where the intention to act lies: An investigation into the impact of entrepreneurship education on entrepreneurial behavior. Academy of Management Learning & Education, 14(2), 187-204. https://doi.org/10.5465/amle.2012.0293

Ribeiro, A. T. V. B., & Plonski, G. A. (2020). Educação Empreendedora: o que dizem os artigos mais relevantes? Proposição de uma revisão de literatura e panorama de pesquisa. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(1), 10-41. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1633

Rideout, E. C., & Gray, D. O. (2013). Does entrepreneurship education really work? A review and methodological critique of the empirical literature on the effects of university‐based entrepreneurship education. Journal of Small Business Management, 51(3), 329-351. https://doi.org/10.1111/jsbm.12021

Rocha, E. L. D. C., & Freitas, A. A. F. (2014). Avaliação do ensino de empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do perfil empreendedor. Revista de Administração Contemporânea, 18(4), 465-486. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20141512

Saes, A. M., & Marcovitch, J. (2020). Educação empreendedora: trajetória recente e desafios. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(1), 1-9. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1776

Schumpeter, J. A. (1934). The Theory of Economic Development. 7ed. (transl. Opie R) Harvard University Press: Cambridge.

SEBRAE e ENDEAVOR (2016). Empreendedorismo nas universidades brasileiras. Relatório de pesquisa. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relatorio%20Endeavor%20impressao.pdf . Acesso em 07 de outubro, 2021.

Shinnar, R. S., Hsu, D. K., & Powell, B. C. (2014). Self-efficacy, entrepreneurial intentions, and gender: Assessing the impact of entrepreneurship education longitudinally. The International Journal of Management Education, 12(3), 561-570. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2014.09.005

Smith, I. H., & Woodworth, W. P. (2012). Developing social entrepreneurs and social innovators: A social identity and self-efficacy approach. Academy of Management Learning & Education, 11(3), 390-407. http://dx.doi.org/10.5465/amle.2011.0016

Souitaris, V., Zerbinati, S., & Al-Laham, A. (2007). Do entrepreneurship programmes raise entrepreneurial intention of science and engineering students? The effect of learning, inspiration and resources. Journal of Business Venturing, 22(4), 566-591. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2006.05.002

Storey, D. J. (2000). Six steps to heaven. Handbook of Entrepreneurship, Blackwells: Oxford.

Storey, D. (2017). Six steps to heaven: Evaluating the impact of public policies to support small businesses in developed economies. The Blackwell handbook of entrepreneurship, 176-193. https://doi.org/10.1002/9781405164214

Valencia-Arias, A., & Restrepo, L. A. M. (2020). Entrepreneurial intentions among engineering students: Applying a theory of planned behavior perspective. Periodica Polytechnica Social and Management Sciences, 28(1), 59-69. https://doi.org/10.3311/PPso.12731

Vasconcelos, V. N. D. S. A., Silveira, A., Pedron, C. D., & de Andrade, D. C. T. (2020). Intenção Empreendedora, Comportamento Empreendedor Inicial e Teoria Sociocognitiva do Desenvolvimento de Carreira. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(1), 159-188. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1491

Vinzi, V. E., Trinchera, L., & Amato, S. (2010). PLS path modeling: from foundations to recent developments and open issues for model assessment and improvement. In Handbook of partial least squares (pp. 47-82). Springer, Berlin, Heidelberg. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-32827-8 3

Von Graevenitz, G., Harhoff, D., & Weber, R. (2010). The effects of entrepreneurship education. Journal of Economic Behavior & Organization, 76(1), 90-112. https://doi.org/10.1016/j.jebo.2010.02.015

Walter, S. G., & Dohse, D. (2012). Why mode and regional context matter for entrepreneurship education. Entrepreneurship & Regional Development, 24(9-10), 807-835. https://doi.org/10.1080/08985626.2012.721009

Walter, S. G., & Block, J. H. (2016). Outcomes of entrepreneurship education: An institutional perspective. Journal of Business Venturing, 31(2), 216-233. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2015.10.003

Zhao, H., S'eibert, S. E., & Hills, G. E. (2005). The mediating role of self-efficacy in the development of entrepreneurial intentions. Journal of Applied Psychology, 90(6), 1265. https://doi.org/10.1037/0021-9010.90.6.1265

Publicado

18-10-2023

Como Citar

Arruda, C., Burcharth, A., Barcellos, E. P., & Lourencini, S. P. (2023). Impactos da educação empreendedora em alunos brasileiros do ensino superior: Um estudo empírico comparando disciplinas obrigatórias e eletivas. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(3), e2443. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2443

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.