Sobre os princípios DEIA

Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Igualdade e Acessibilidade)

A REGEPE constantemente toma ações com o objetivo de sempre buscar seu alinhamento aos príncpios DEIA. Entre eles pode-se citar:

 

Questões de Sexo e Gênero

A equipe editorial da REGEPE, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados.  Além disso, a REGEPE observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

Questões de acessibilidade

REGEPE, a partir do v.12, n.2 de 2023, implementou a edição multimídia, ou seja, adota a inclusão de áudios e vídeo dos seus artigos. Os áudios reproduzem, nos três idiomas (português, espanhol e inglês), as informações do título, autores e suas afiliações, resumo e palavras-chave. Já o vídeo, traz a divulgação científica do artigo, apresentada pelos próprios autores. Essa ação favorece, assim, a amplitude dos recursos de acessibilidade multimídia (RMA).

Além disso, a REGEPE, a partir também do v.12, n.2 de 2023, fez sua transição para aderência aos princípios da ciência aberta bem como iniciou a publicação dos artigos no formato Extensible Markup Language (XML) seguindo o conjunto de elementos e regras de marcação definidos pelo SciELO Publishing Schema. Essa ação torna a REGEPE e seu conteúdo acessível a qualquer tipo de plataforma, navegador e dispositivo, contribuindo com a acessibilidade e sua maior visibilidade.

Por fim, a REGEPE também não cobra nenhuma taxa (Article Processing Charge - APC) por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita e de acesso aberto.