Plano de Desenvolvimento Editorial (PDE)

Missão e visão

  • Considerando que a missão da REGEPE é promover o debate de temas relevantes na área de Empreendedorismo e Gestão de Empresas de Pequeno Porte, além de servir de canal para difundir avanços conceituais, metodológicos e promover estudos e formulações teóricas e empíricas para a área de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas;
  • Nossa meta é manter a posição da REGEPE como a revista de maior prestígio e relevância nacional e figurar como umas das mais importantes na comunidade internacional, mantendo-a como um dos principais veículos de divulgação científica na área de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas.

 

Ciência aberta

  • Manter a política de acesso aberto diamante;
  • Ampliar o uso do preprint para fomentar a cultura do “publique primeiro, avalie depois”;
  • Fomentar a comunidade (autores e revisores) em abrir o processo de avaliação por pares e a divulgação dos dados subjacentes à pesquisa;
  • Essas medidas são necessárias uma vez que atualmente, em nossa na comunidade, essas práticas são praticamente nulas;
  • As práticas serão fomentadas por meio diversificado (campanhas, anúncios e webinar).

 

Indexações e impacto

  • Ser aprovado para inclusão nas coleções SciELO Brasil, Scopus e Web of Science - Emerging Sources Citation Index.
  • Avançar da atual classificação Qualis 2017-2020 A3 para A2 na próxima avaliação.

 

Internacionalização

  • Aumentar a participação de pesquisadores(as) estrangeiros(as) no corpo de Editores Associados.

 

Financiamento

  • Realizar parceria com universidade estrangeira para suporte as atividades editoriais e de financiamento;
  • Submeter projetos a editais ofertados por agências de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação como CNPq e FAPESP. Uma das exigências destes editais é que a revista seja indexada por pelo menos dois indexadores elegidos por ele, como SciELO, Scopus, WoS e Redalyc, o qual esse último já temos.

 

Capacitação e treinamento

  • Fomentar a participação em cursos de capacitação de toda a Equipe Editorial, como nos oferecidos pela Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC.

 

Divulgação científica

  • Criar plano de divulgação para toda a comunidade internacional, especialmente América Latina e Caribe;
  • Criação de plano piloto para ampliação do impacto em mídias sociais, aumentando métricas de visibilidade (acessos e downloads);
  • Popularizar o conteúdo científico da REGEPE nas mídias sociais, alcançando públicos não acadêmicos, como a comunidade praticante na área de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas.

 

Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable)

  • Admissão a preservação digital da Rede Cariniana, mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICTP.

 

Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Igualdade e Acessibilidade)

  • Aumentar o quantitativo de profissionais na equipe editorial para mantermos as edições dos áudios e vídeos (ambos nas três línguas: português, espanhol e inglês) e demais formatos de publicações dos artigos, entre eles o XML, epub, html;
  • Aumentar a participação de pesquisadores(as) mulheres e de PPI (preto, pardos e índios) no corpo de Editores Associados.
  • Manter, monitorar e adotar medidas para ampliar a paridade de gênero, raça e regionalização entre as publicações.

 

Periodicidade e tempo de processamento

  • Melhorar o tempo médio de processamento dos manuscritos dos atuais 15 meses para aprovação e 18,5 meses entre recebimento e publicação.