REPRESENTAÇÕES FEMININAS DA AÇÃO EMPREENDEDORA: UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DAS MULHERES NO MUNDO DOS NEGÓCIOS
Resumo
O aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho e, consequentemente, no âmbito organizacional, para muitos autores, tem acontecido sob a forma de ocupação de cargos que exigem menores qualificações e competências. Entretanto, muitas mulheres já estão alcançando postos mais elevados e importantes, como gerentes, diretoras, ou até mesmo empreendedoras de seus próprios negócios. Essas posições, por se constituírem em cargos originalmente masculinos, ainda impõem a elas algumas barreiras: gênero tem uma origem contextual/situacional e histórica e precisam ser compreendidas desta forma por se constituírem em praticas discursivas socialmente construídas. O presente trabalho buscou compreender as representações sócias de empresárias sobre o que significa ser mulher no mundo dos negócios. As representações sociais serviram como arcabouço teórico para desvendar a interpretação da realidade dessas mulheres a respeito de sua condição, bem como as categorias de pensamento que expressam, justificam, explicam e questionam as relações de gênero no contexto da ação empreendedora. Os procedimentos metodológicos adotados neste estudo de natureza exploratória foram entrevistas não estruturadas com empreendedoras acerca de suas percepções sobre o contexto no qual estão inseridas. Para tanto, utilizou-se o método de análise de discurso que procurou interpretar o sentido da linguagem, ou seja, os significados das instruções para explicar as intenções que afloraram nos enunciados elaborados pelas entrevistadas.
Palavras-chave
Empreendedorismo feminino, representação social, gênero.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v1i1.14
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