A VISÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE EMPREENDEDORISMO: COMPARAÇÕES ENTRE O ESTUDO GUESSS BRASIL 2011 COM O LEVANTAMENTO REALIZADO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA- PR

Authors

  • Saulo Fabiano Amâncio Vieira saulo@uel.br
    UEL
  • Gerson Antonio Melatti gmelatti@uel.br
    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Letícia Fernandes de Negreiros leticia_negreiros@hotmail.com
    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Camila Moliani Ferri camila_moliani@hotmail.com
    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DOI:

10.14211/regepe.v3i3.114

Abstract

A presente pesquisa busca comparar os resultados obtidos pelo Estudo GUESSS Brasil 2011 com um levantamento realizado junto aos discentes do Curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina – UEL. De um total de 568 alunos matriculados, foram pesquisados 251 (44,19 %) estudantes, durante o período de abril a junho de 2011. A análise dos dados reproduz as variáveis do Estudo GUESSS Brasil, apresentando o perfil dos universitários, o contexto da IES, as intenções de carreira e motivações profissionais, a importância da opinião de pessoas próximas nas tomadas de decisões dos discentes, as informações sobre o negócio que os universitários pretendem iniciar e, por fim, o cálculo do índice de empreendedorismo. Pode-se perceber que os alunos pesquisados apresentam fortes características empreendedoras, porém, existem barreiras para a aplicação dessas características, principalmente no que tange à falta de possibilidades e acesso ao capital financeiro.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-02-26

Métricas


Visualizações do artigo: 3092     PDF (Português (Brasil)) downloads: 1141

How to Cite

Vieira, S. F. A., Melatti, G. A., Negreiros, L. F. de, & Ferri, C. M. (2015). A VISÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE EMPREENDEDORISMO: COMPARAÇÕES ENTRE O ESTUDO GUESSS BRASIL 2011 COM O LEVANTAMENTO REALIZADO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA- PR. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 3(3), 77–103. https://doi.org/10.14211/regepe.v3i3.114

Issue

Section

Research article (Theoretical-empirical)

Most read articles by the same author(s)