Estratégias de Inovação: Uma Análise em Startups de Tecnologia da Informação

Autores/as

DOI:

10.14211/regepe.v9i3.1653

Palabras clave:

Estratégias para inovação, Startups, Práticas de inovação aberta, Internacionalização

Resumen

Objetivo: Analisar as principais estratégias para inovação, utilizadas por startups de tecnologia da informação.

Metodologia: Foi desenvolvido um estudo exploratório qualitativo, com as evidências interpretadas a partir da técnica de análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado aplicado a quatro gerentes (fundadores) de startups de tecnologia da informação, domiciliadas nos estados de Sergipe, Maranhão e Ceará.

Principais resultados: As principais práticas de fomento à inovação aberta identificadas foram as parcerias com clientes e organizações; e a estratégia menos encontrada foi a internacionalização.

Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo contribui com a literatura sobre o assunto, confirmando, por meio de evidências empíricas, que as práticas de inovação aberta, adotadas por startups de tecnologia da informação, são, prioritariamente, as parcerias, que seguem uma implementação informal, por meio dos conhecimentos e das habilidades oferecidos pelas partes envolvidas, para suprir deficiências operacionais e obter aprendizado específico. Outra relevante constatação foi que a não colaboração com atores institucionais favorece a implementação de inovações incrementais.

Relevância/Originalidade: As startups de tecnologia da informação são negócios reconhecidamente ativos na inserção de inovações no mercado. Contudo, estudos sobre as estratégias de inovação, nesse tipo de negócio, ainda são escassos, e conhecer a natureza e as formas de implementação dessas estratégias é pertinente, uma vez que pode fomentar resultados melhores em inovação.

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Biografía del autor/a

Ronalty Oliveira Rocha, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPADM) da universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe (DAD/UFS).

Maria Elena Leon Olave, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Engenhariada Produção pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPADM) da Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Edward David Moreno Ordonez, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PROCC) da Universidade Federal de Sergipe - UFS.

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Publicado

01-05-2020

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Cómo citar

Rocha, R. O., Olave, M. E. L., & Ordonez, E. D. M. (2020). Estratégias de Inovação: Uma Análise em Startups de Tecnologia da Informação. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(3), 237–271. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i3.1653

Número

Sección

Artículo de investigación (Teórico-empírico)

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