REPRESENTAÇÕES FEMININAS DA AÇÃO EMPREENDEDORA: UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DAS MULHERES NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

Autores

  • Luciane Cramer lucianacramer@terra.com.br
    UFPE
  • Mõnica Carvalho Alves Cappelle lucianacramer@terra.com.br
    UFLA
  • Áuria Lucia S. Andrade aurea.anfrade@ufv.br
    UFV
  • Mozar José de Brito mozarbrito@gamail.com
    UFLA

DOI:

10.14211/regepe.v1i1.14

Palavras-chave:

Empreendedorismo feminino, representação social, gênero.

Resumo

O aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho e, consequentemente, no âmbito organizacional, para muitos autores, tem acontecido sob a forma de ocupação de cargos que exigem menores qualificações e competências. Entretanto, muitas mulheres já estão alcançando postos mais elevados e importantes, como gerentes, diretoras, ou até mesmo empreendedoras de seus próprios negócios. Essas posições, por se constituírem em cargos originalmente masculinos, ainda impõem a elas algumas barreiras: gênero tem uma origem contextual/situacional e histórica e precisam ser compreendidas desta forma por se constituírem em praticas discursivas socialmente construídas. O presente trabalho buscou compreender as representações sócias de empresárias sobre o que significa ser mulher no mundo dos negócios. As representações sociais serviram como arcabouço teórico para desvendar a interpretação da realidade dessas mulheres a respeito de sua condição, bem como as categorias de pensamento que expressam, justificam, explicam e questionam as relações de gênero no contexto da ação empreendedora. Os procedimentos metodológicos adotados neste estudo de natureza exploratória foram entrevistas não estruturadas com empreendedoras acerca de suas percepções sobre o contexto no qual estão inseridas. Para tanto, utilizou-se o método de análise de discurso que procurou interpretar o sentido da linguagem, ou seja, os significados das instruções para explicar as intenções que afloraram nos enunciados elaborados pelas entrevistadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Cramer, UFPE

Mõnica Carvalho Alves Cappelle, UFLA

Áuria Lucia S. Andrade, UFV

Mozar José de Brito, UFLA

Downloads

Publicado

23-07-2012

Métricas


Visualizações do artigo: 6453     PDF downloads: 3325

Como Citar

Cramer, L., Cappelle, M. C. A., Andrade, Áuria L. S., & Brito, M. J. de. (2012). REPRESENTAÇÕES FEMININAS DA AÇÃO EMPREENDEDORA: UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DAS MULHERES NO MUNDO DOS NEGÓCIOS. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 1(1), 53–71. https://doi.org/10.14211/regepe.v1i1.14

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.