Práticas Contemporâneas de Marketing: O Caso de Pequenas Empresas de Confecção de Vestuários

Autores

DOI:

10.14211/regepe.v9i3.1547

Palavras-chave:

Práticas contemporâneas de marketing, Marketing digital, Marketing interativo, Marketing em rede, Pequenas empresas

Resumo

Objetivo: analisar pequenas empresas de confecção de vestuários quanto à utilização de práticas contemporâneas do marketing interativo, digital e de rede.

Metodologia: o estudo tem natureza qualitativa e descritiva, envolvendo multicasos, e foi conduzido por meio de entrevista semiestruturada, do levantamento documental e da observação direta.

Principais resultados: a pequena empresa de confecção de vestuários utiliza práticas de marketing de interação, de rede e, principalmente, digital, inclusive, com planejamento, avaliação de desempenho e intensidade, variando em função das orientações empreendedora e para o mercado.

Contribuições teóricas/metodológicas: discussão sobre práticas contemporâneas de marketing, no contexto de pequenas empresas de confecção de vestuários, e formulação de novas proposições de pesquisa.

Relevância/originalidade: tendo em vista que os estudos sobre a temática de práticas contemporâneas de marketing estão concentrados, em geral, no contexto de grandes organizações, este estudo considerou relevante discutir tais práticas também em pequenas empresas, de bens manufaturados, no Brasil.

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Biografia do Autor

Jackson Cittadin, Faculdade Senac Criciúma (SENAC), Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Santa Catarina, Brasil. Professor da Faculdade Senac Criciúma - SENAC, Santa Catarina. Gerente de Marketing/Comercial da Imbraforte Blindados.

Aléssio Bessa Sarquis, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária na Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA) da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Santa Catarina – Brasil.

Ricardo Limongi França Coelho, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas -EAESP/FGV, São Paulo, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGADM) da Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiás.

Nadia Kassouf Pizzinatto, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas EAESP/FGV, São Paulo, Brasil. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, São Paulo.

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Publicado

01-05-2020

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Como Citar

Cittadin, J., Sarquis, A. B., Coelho, R. L. F., & Pizzinatto, N. K. (2020). Práticas Contemporâneas de Marketing: O Caso de Pequenas Empresas de Confecção de Vestuários. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(3), 408–442. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i3.1547

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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