Da academia ao happy hour: o caso da OurSound

Autores

  • Djenifer Pereira dos Santos Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Biguaçu, SC, Brasil
  • Flávia Martins de Souza Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Biguaçu, SC, Brasil
  • Luiz Henrique da Silva Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, SP, Brasil http://orcid.org/0000-0002-7076-831X
  • Tatiani Schmitt Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Biguaçu, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3557-0455

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.e1815

Palavras-chave:

Marketing, Criação de valor, Caso de ensino

Resumo

Objetivo do estudo: O presente caso retrata a agregação de valor do aplicativo OurSound aos setores de academia, bares e restaurantes, e os desafios diante da necessidade de ampliação das vendas por parte dos sócios proprietários. Método: Caso de ensino baseado em fatos reais na experiência de gestão de micro e pequenas empresas. Originalidade/Relevância: O caso de ensino retrata as atividades da empresa OurSound que tem como diferencial a proposta de um aplicativo de interação musical, o qual é ofertado pelos donos de estabelecimentos aos seus clientes. Resultados: Eduardo, pensativo com a ideia de criação de valor, ao analisar as ações já realizadas pela empresa notou a necessidade da inclusão de novas formas de agregar valor ao OurSound, visto que a empresa busca aumentar o número de estabelecimento atendidos, a sociabilidade e o engajamento entre os usuários, além de proporcionar uma intensa interação nas relações sociais. Pensando nisso, como apresentar o aplicativo de maneira que atraia novos clientes? Como criar valor para que o empresário compre a ideia? O que a OurSound precisa fazer para aumentar o número de clientes atendidos e consequentemente, as vendas? Como despertar o desejo de utilização do aplicativo aos usuários? Contribuições teóricas/metodológicas: Oferecer aos alunos vivência nas situações relacionadas à gestão de micro e pequenas empresas, ao proporciona-los a oportunidade de se colocar no lugar dos sócios para discutir o dilema apresentado.

CLASSIFICAÇÃO JEL: M00, M31 

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Biografia do Autor

Djenifer Pereira dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Biguaçu, SC, Brasil

Djenifer Pereira dos Santos possui mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e graduação em Marketing pela UNIVALI. Suas áreas de interesse incluem Casos para Ensino, Marketing de Varejo, Empreendedorismo e Administração Mercadológica.

 

Flávia Martins de Souza, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Biguaçu, SC, Brasil

Flávia Martins de Souza possui mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e graduação em Administração pela UNIVALI. Suas áreas de interesse incluem Casos para Ensino, Marketing Esportivo, Neuromarketing, Comportamento do Consumidor e Administração Mercadológica.

Luiz Henrique da Silva, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, SP, Brasil

Luiz Henrique da Silva é doutorando em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - USP. Possui mestrado em Administração pela UNIVALI, graduação em Administração pela UFSC e graduação em Comércio Exterior pela UNIVALI. Suas áreas de interesse incluem Casos para Ensino, Liderança e Competências.

Tatiani Schmitt, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Biguaçu, SC, Brasil

Tatiani Schmitt é doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Possui mestrado em Administração pela UNIVALI e graduação em Administração pela UNIVALI. Suas áreas de interesse incluem Casos para Ensino, Metodologias de Aprendizagem Ativas, Negócios Sociais e Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.

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Publicado

01-05-2021

Como Citar

Santos, D. P. dos, Souza, F. M. de, Silva, L. H. da, & Schmitt, T. (2021). Da academia ao happy hour: o caso da OurSound. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 10(2), e1815. https://doi.org/10.14211/regepe.e1815

Edição

Seção

Caso de ensino