Quero exportar, mas para onde? Uma proposta de método para seleção de mercados internacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.e1945

Palavras-chave:

Seleção de mercados internacionais, Segmentação de mercados internacionais, Internacionalização de empresas.

Resumo

Objetivo do estudo: desenvolver um método para a seleção de mercados internacionais, de modo a responder: como selecionar o mercado externo mais adequado às necessidades da empresa? Metodologia/abordagem: trata-se de um artigo tecnológico cuja intervenção foi estabelecer um mercado alvo na África que apresentasse o maior potencial de atratividade e acessibilidade. Foi aplicado o método de ranking, precedido por uma linha de corte (por clusterização) de países sem os requisitos mínimos e por intermédio da ferramenta matriz de decisão se estabeleceu o mercado mais atrativo e acessível. Principais resultados: a seleção de mercado iniciou pela definição do continente africano e 49 países foram clusterizados excluindo-se os sem atratividade, resultando em: África do Sul, Angola, Argélia, Egito e Marrocos. Posteriormente, aplicou-se o ranqueamento e Angola foi o mercado-alvo selecionado para exportação. Contribuições teóricas/metodológicas: contribui-se metodologicamente utilizando-se um blend de métodos, o de clusterização e o de ranqueamento, que permite selecionar o mercado-alvo segundo critérios objetivos. Relevância/originalidade: diante dos modelos de seleção de mercados internacionais existentes esta proposta de método se posiciona como uma melhoria, por trazer dois diferenciais, a clusterização como linha de corte, e a matriz de decisão como ferramenta para o ranqueamento de países. Contribuições gerenciais: a contribuição empresarial é dispor de um método simples e acessível, que contemple as especificidades de atratividade e acessibilidade para um produto em específico, de modo que a seleção de mercados internacionais seja pautada em critérios objetivos e não meramente intuitivos, aumentando assim a assertividade na escolha do mercado-alvo.

CLASSIFICAÇÃO JEL: M16

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Biografia do Autor

Beatrice Maria Zanellato Fonseca Mayer, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC, Brasil

é doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (PPGA/UNIVALI), mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGA/UFSC) e graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela UNIVALI. Possui experiência profissional como analista e consultora na área de negócios internacionais com foco em internacionalização de empresas e também como pesquisadora e docente em cursos de Administração, em nível de graduação e pós-graduação.

Pâmela Martini, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC, Brasil

é mestre em Marketing pela Universidade de Coimbra, Portugal, e graduada em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, com extensão ao programa AMICUS na Universidade de León / Espanha. Possui experiência profissional na área de comércio exterior.

Rejane Roecker, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC, Brasil

é doutora em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (PPGA/UNIVALI), mestre e bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGA/UFSC). Possui experiência profissional em Gestão de Projetos com consultoria empresarial e pesquisa de mercado. Docente da Universidade do Sul de Santa Catarina, nos cursos de Administração, Relações Internacionais e Engenharia da Produção, em nível de graduação e pós-graduação.

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Publicado

01-09-2021

Como Citar

Mayer, B. M. Z. F., Martini, P., & Roecker, R. (2021). Quero exportar, mas para onde? Uma proposta de método para seleção de mercados internacionais. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 10(3), e1945. https://doi.org/10.14211/regepe.e1945

Edição

Seção

Artigo tecnológico