Flexibilidade cognitiva e autoeficácia empreendedora dos líderes da Young Entrepreneurs’ Alliance e da Federação Ibero-Americana De Jovens Empresários
DOI:
https://doi.org/10.14211/regepe.e1964Palavras-chave:
Flexibilidade Cognitiva, Autoeficácia Empreendedora, Jovens Empreendedores.Resumo
Objetivo: Avaliar a relação entre a Flexibilidade Cognitiva, com suas subescalas, e a Autoeficácia Empreendedora, com suas dimensões, dos líderes representantes de jovens empreendedores na Aliança de Jovens Empreendedores do G20 e na Federação Ibero-americana de Jovens Empresários. Metodologia: O estudo tem abordagens qualitativa e quantitativa, bem como natureza descritiva. Os processamentos analítico e estatístico foram a Análise Qualitativa Comparativa de Conjuntos Difusos (fsQCA ); Correlação e Regressão Linear. Resultados: Os resultados apontaram correlação positiva significativa nas hipóteses H2, H3 e H4, e rejeitaram a hipótese H1, concluindo assim que os referidos líderes mantêm a destreza em perceber e gerar múltiplas explicações e soluções alternativas para ocorrências incertas, difíceis e/ou novas (flexibilidade cognitiva), influenciando positivamente na crença de que suas habilidades são eficazes para realizar cursos de ação necessários à criação de um novo negócio ou o desenvolvimento de uma empresa já existente (autoeficácia empreendedora). Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo contribui com a literatura ao ampliar o conhecimento sobre a relação entre a flexibilidade cognitiva e a autoeficácia empreendedora, assim como, a amostra da pesquisa formada por líderes mundiais e o uso da técnica fsQCA. Relevância/Originalidade: A pesquisa aprofunda a discussão sobre a flexibilidade cognitiva e a autoeficácia empreendedora de líderes de jovens empreendedores, visto que a forma como os empreendedores pensam e agem tornou-se uma questão indispensável para apoiar atividades empreendedoras realizadas de forma independente ou dentro de organizações. Contribuições sociais: A contribuição está na evidenciação de que há relação positiva significativa entre a flexibilidade cognitiva, que é uma habilidade importante para a solução de problemas, juntamente com a autoeficácia empreendedora para a compreensão das estratégias que os empreendedores partilham entre si.
CLASSIFICAÇÃO JEL: M10
Downloads
Referências
Bandura, A. (1997). Self-efficacy and health behavior. In A. Baum, S. Newman, J. Wienman, R. West, & C. McManus (Eds.), Cambridge handbook of psychology, health and medicine (p. 160-162). Cambridge, UK: Cambridge University Press.
Bandura, A. (1999). Social cognitive theory: an agentic perspective. Asian Journal of Social Psychology, 2, 21-41. http://doi.org/10.1146/annurev.psych.52.1.1
Bandura, A. (1977). Social learning theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.
Bandura, A. (1986). The Social foundations of thought and action: a social cognitive theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.
Barbetta, P. A. (1994). Estatística aplicada às Ciências Sociais. Florianópolis: Ed. da UFSC.
Barbey, A. K., Colom, R., & Grafman, J. (2013). Architecture of cognitive flexibility revealed by lesion mapping. Neuroimage, 82, 547-554. https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2013.05.087
Barbosa, A. P. B., Silva, E. A. da., Gonçalves, F. H. L., & Morais, R. de. (2020). O impacto da educação empreendedora na intenção de empreender: análise dos traços de personalidade. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(1), 124-158. http://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1589
Barrett-Pink, C. (2018). The air defenses task: understanding what motivates automation usage to support classification decisions in practice (PhD thesis). University of Liverpool, Liverpool, UK.
Brewster, M. E. (2011). The roles of cognitive flexibility, bicultural self-efficacy, and minority stress in the mental health of bisexual individuals (Doctoral Thesis). University of Florida, USA. Recuperado de https://www.proquest.com/openview/87964e7bf3e472dd8272e6091a2b4dbe/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y
Bullard, O., Penner, S., & Main, K. (2019). Can implicit theory influence construal level? Journal of Consumer Psychology, 29(4), 563-702. https://doi.org/10.1002/jcpy.1101
Camozzato, E. S., Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., & Serafim, F. K. (2017). Orientação empreendedora, autoeficácia dos gestores e satisfação com o desempenho: um estudo em empresas incubadas. Revista de Ciências da Administração, 19(48), 68-83. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n48p68
Çelikkaleli, Ö. (2014). The Relation Between Cognitive Flexibility and Academic, Social and Emotional Self-Efficacy Beliefs Among Adolescents. Education and Science, 39, 347-354. http://doi.org/10.15390/EB.2014.3467
Chantarangsi W., Liu W., Bretz f., Kiatsupaibul S., Hayter, A. J., & Wan, F. (2015) Normal probability plots with confidence. Biometrical Journal, 57(1), 52-63. http://doi.org/10.1002/bimj.201300244
Chen, C., Greene, P., & Crick, A. (1998). Does entrepreneurial self-efficacy distinguish entrepreneurs from managers. Journal of Business Venturing, 13, 295-316. https://doi.org/10.1016/S0883-9026(97)00029-3
Conaje. (2019). Institucional. Recuperado de http://conaje.com.br/institucional
Cools, R., Barker, R., Sahakian, B., & Robbins, T. (2001). Mechanisms of cognitive set flexibility in Parkinson’s disease. Experimental Psychology, 124, 2503-2512. https://doi.org/10.1093/brain/124.12.2503
Dancey, C., & Reidy, J. (2005). Estatística sem matemática para psicologia: usando SPSS para Windows. Porto Alegre: Artmed.
De Noble, A. F., Jung, D., & Ehrlich, B. (1999). Entrepreneurial self-efficacy: the development of a measure and its relationship to entrepreneurial intentions and actions. Entrepreneurship Theory and Practice, 18(4), 63-77.
Dennis, J. P., & Vander Wal, J. S. (2010). The cognitive flexibility inventory: instrument development and estimates of reliability and validity. Cognitive Therapy and Research, 34, 241-253. https://doi.org/10.1007/s10608-009-9276-4
Dheer, R., & Lenartowicz, T. (2017). Cognitive Flexibility: Impact on Efficacy and Intentions towards Entrepreneurship. Academy of Management Proceedings, 2017(1), 11567. https://doi.org/10.5465/AMBPP.2017.11567abstract
Duncker, K. (1945). On problem solving. Psychological Monographs, 58(5), i-113. https://doi.org/10.1037/h0093599
Fije. (2019). Quiénes somos. Recuperado de https://fije.org/fije/
Finney, S. J., & DiStefano, C. (2006). Non-normal and categorical data in structural equation modeling. In: G. R. Hancok, & R. O. Mueleer, (Eds.). Structural equation modeling: a second course. Charlotte, NC: Information Age Publ.
French. P., & Sternberg, R. (1989). Expertise and intelligent thinking. When is it worse to know better? In R. Sternberg (Ed.), Advances in the psychology of human intelligence (Vol. 5, p. 157-188). New York and London: Psychology Press.
Frick, J., Guildford, J., Christense, P., & Merrifield, P. (1959). A factor analytic study of flexibility in thinking. Educational and Psychological Measurement, 19(4), 469-496. https://doi.org/10.1177/001316445901900401
G20 YEA. (2019). Our Charter. G20 Young Entrepreneurs’ Alliance. Recuperado de https://www.g20yea.com/about-us
Guerra, C. G. (2012). Flexibilidade cognitiva e rendimento escolar: estudo com os alunos do Instituto Politécnico de Portalegre. Anais do Seminário de I&DT C3i, Centro Interdisciplinar de Investigação e Inovação do Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal, 3.
Guerra, C., Candeias, A. A., & Prieto, G. (2014). Flexibilidade cognitiva: repensar o conceito e a medida da inteligência (pp. 6-20). Anais do Seminário Internacional de Cognição, Aprendizagem e Rendimento, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, Portugal, 1.
Guimarães, J. C. F., Severo, E. A., & Vasconcelos, C. R. M. (2017). Vantagem competitiva sustentável: uma pesquisa em empresas do Sul do Brasil. BBR. Brazilian Business Review, 14(3), 352-367. http://doi.org/10.15728/bbr.2017.14.3.6
Hair Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham R. L. (2009). Análise multivariada de dados (6a. ed.). Porto Alegre: Bookman.
Hernández S. R. H., Collado, C. F., & Lucio, P. B. (2006). Metodologia de pesquisa (3a. ed.). São Paulo: McGraw-Hill.
Hisrich, R., Langan-Fox, J., & Grant, S. (2007). Entrepreneurship research and practice: a call to action for psychology. The American Psychologist, 62(6), 575-589. https://doi.org/10.1037/0003-066X.62.6.575
Johnson, B. T. (2016). The relationship between cognitive flexibility, coping, and symptomatology in psychotherapy (Master's Theses, Paper 354). Marquette University, Milwaukee, Wisconsin, USA.
Kim, B. S. K., & Omizo, M. M. (2005). Asian and European American Cultural Values, Collective Self-Esteem, Acculturative Stress, Cognitive Flexibility, and General Self-Efficacy among Asian American College Students. Journal of Counselling Psychology, 52, 412-419. http://doi.org/10.1037/0022-0167.52.3.412
Kloo, D., Perner, J., Kerschhuber, A., Aichhorns, M., & Schimidhuber, N. (2010). Perspective taking and cognitive flexibility in the Dimensional Change Card Sorting (DCCS) task. Cognitive Development, 25, 208-217. https://doi.org/10.1016/j.cogdev.2010.06.001
Leotti, V. B., Birck, A. R., & Riboldi, J. (2005). Comparação dos Testes de Aderência à Normalidade Kolmogorov-smirnov, Anderson-Darling, Cramer–Von Mises e Shapiro-Wilk por Simulação. Anais do Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 11.
Lizote, S. A., & Verdinelli, M. A. (2015). Relação entre competências empreendedoras e desempenho: um estudo em meios de hospedagem do ambiente rural. Desenvolvimento em Questão, 13(29), 90-124. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.29.90-124
Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., & Silveira, A. (2013). Relação entre autoeficácia e competências empreendedoras de gerentes com o desempenho das empresas instaladas em incubadoras tecnológicas de Santa Catarina, Brasil. Anais do Congresso Latino-Iberoamericana de Gestão de Tecnologia [CD-ROM], Porto, Portugal, 15.
Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., Vignochi, L., & Paines, P. A. (2018). Adaptação a ambientes de incerteza: influência do estilo e flexibilidade cognitiva. Anais do Congresso da Associação Nacional de Pesquisa em Contabilidade, João Pessoa, PB, Brasil, 12.
Martínez, O., & Perez, M. (2019). Hermenéutica de la Flexibilidad Cognitiva de las Decisiones Estratégicas Empresariales desde la Transcomplejidad. Revista Scientific, 4(11), 138-155. https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2019.4.11.7.138-155
McGee, J., Peterson, M., Mueller, S., & Sequeira, J. (2009). Entrepreneurial self-efficacy: refining the measure. Entrepreneurship Theory and Practice, 33(4), 965-988. https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2009.00304.x
Miao, C., Qian, S., & Ma, D. (2017). The relationship between entrepreneurial self-efficacy and firm performance: a meta-analysis of main and moderator effects. Journal of Small Business Management, 55(1), 87-107. https://doi.org/10.1111/jsbm.12240
Moradzadeh, F., & Pirkhaefi, A. (2018). The effectiveness of acceptance and commitment therapy on marital satisfaction and cognitive flexibility among married employees of the welfare office. Iranina Journal of Psychiatric Nursing, 17(1), 1-7. Recuperado de http://ijpn.ir/article-1-1035-en.html
Morin, E., Ciurana, E. R., & Motta, R. D. (2002). Educar en la era planetaria: el pensamiento complejo como método de aprendizaje en el error y la incertidumbre humana. Salamanca, Espanha: Universidad de Valladolid.
Muyan-Yilik, M., & Demir, A. (2019). A pathway towards subjective well-being for turkish university students: the roles of dispositional hope, cognitive flexibility, and coping strategies. Journal of Happiness Studies, 12(1), 334-352. https://doi.org/10.1007/s10902-019-00162-2
Norman, G., & Streiner, D., (2014). Biostatistics: the bare essentials (3rd ed.). Hamilton, Ontario, Canada: B.C. Decker.
Oshiro, K., Nagaoka, S., & Shimizu, E. (2016). Development and validation of the Japanese version of cognitive flexibility scale. BMC Research Notes, 34(28), 345-359. Recuperado de https://link.springer.com/article/10.1186/s13104-016-2070-y
Phillips, L. (1997). Do “frontal tests” measure executive function? Issues of assessment and evidence from fluency tests. In P. Rabbitt (Ed.), Methodology of frontal and executive function (pp.191-210). Hove, UK: Psychology Press.
Phillips. L., Bull, R., Adams, E., & Fraser, L. (2002). Positive mood and executive function: Evidence from Stroop and fluency tasks. Emotion, 2(1), 12-22. http://doi.org/10.1037/1528-3542.2.1.12
Prigogine, I., & Stengers, I. (1997). The end of certainty. New York, USA: Simon and Schuster.
Ragin, C. C. (2007). Calibration Versus Measurement. Forthcoming in D. Collier, H. Brady, & J. Box-Steffensmeier (Eds.), Methodology volume of Oxford Handbooks of Political Science. Oxford, UK: Oxford University Press.
Ragin, C. C. (2000). Fuzzy-Set Social Science. Chicago, USA: University of Chicago Press.
Ragin, C. C. (2006). Set Relations in Social Research: Evaluating Their Consistency and Coverage. Political Analysis 14(3), 291-310. https://doi.org/10.1093/pan/mpj019
Ragin, C. C. (1987). The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies. Berkeley, CA, USA: University of California Press.
Ravizza, S. M., & Carter, C. S. (2008). Shifting set about task switching behavioral and neural evidence for distinct forms of cognitive flexibility. Neuropsychology, 46, 2924-2935. http://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2008.06.006
Reis, E. (1997). Estatística multivariada. Lisboa: Edições Silabo Ltda.
Ribeiro, T. M., & Teixeira, R. M. (2012). A criação de negócios por empreendedores jovens: estudo de casos múltiplos no Estado de Sergipe. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 1(1), 72-100. http://doi.org/10.14211/regepe.v1i1.15
Ritter, S. M. et al. (2012). Diversifying experiences enhance cognitive flexibility. Journal of Experimental Social Psychology, 48(4), 961-964. http://doi.org/10.1016/j.jesp.2012.02.009
Roberts, R. et al. (2017). An fMRI investigation of the relationship between future imagination and cognitive flexibility. Neuropsychologia, 95, 156-172. http://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2016.11.019
Rocha, C. F.C., Mayer, J., & Callegari, N. M. (2017). Flexibilidade cognitiva: como inseri-la no Empreendedorismo. Anais do Congresso Latino-americano de Administração e Negócios, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.
Rogers, R. D. et al. (1999). Tryptophan depletion impairs stimulus-reward learning while methylphenidate disrupts attentional control in healthy young adults: Implications for the monoaminergic basis of impulsive behavior. Psychiatry: Interpersonal and Biological Processes, 146, 482-491. https://doi.org/10.1007/PL00005494
Roshani, F., Piri, R., Malek, A., Michel, T. M., & Vafaee, M. S. (2019). Comparison of cognitive flexibility, appropriate risk-taking and reaction time in individuals with and without adult ADHD. Psychiatry Research, 32(12), 567-581. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2019.112494
Sacharin, V. (2009). The Influence of Emotions on Cognitive Flexibility (Doctoral Thesis). University of Michigan, Michigan, USA.
Sanchez, J., & Hernández-Sánchez, & B. (2013). Gender, personal traits, and entrepreneurial intentions. Business and Management Research, 3(10), 456-479. https://doi.org/10.5430/bmr.v3n1p31
Schneider, C., & Wagemann, C. (2010). Qualitative Comparative Analysis (QCA) and Fuzzy-Sets: agenda for a research approach and a data analysis technique. Comparative Sociology. 9(2), 376-396. http://doi.org/10.1163/156913210X12493538729838
Shimogori, Y. (2013). Impact of biculturalism on self-efficacy and cognitive flexibility of Japanese adults (Doctoral Thesis). Claremont Graduate University and San Diego State University. Recuperado de https://www.proquest.com/openview/15cb642c393c4778fcf572f0ea3de236/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y
Silva Filho, S. D., & Lizote, S. A. (2019). Autoeficácia e orientação empreendedora: uma análise de suas relações em pequenas empresas de moda íntima. Revista da Micro e Pequena Empresa, 13(1), 78-103. http://doi.org/10.21714/19-82-25372019v13n1p78103
Simões, A. M. P. (2016). Autoeficácia empreendedora no ensino superior: o caso dos estudantes do Instituto Politécnico de Coimbra (Dissertação de mestrado). Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Spiro, R., Vispoel, W., Schmitz, J., Samarapungavan, A., & Boerger, A. (1987). Knowledge acquisition for application: cognitive flexibility and transfer in complex content domains. In B. Britton e S. Glynn (Eds.), Executive Control in Process in Reading (pp. 177-199). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.
Sung, E., Chang, J. H., Lee, S., & Park, S. H. (2019). The moderating effect of cognitive flexibility in the relationship between work stress and psychological symptoms in Korean air force pilots. Military Psychology, 31(2), 100-106. https://doi.org/10.1080/08995605.2018.1556083
Thiem, A. (2010). Set-relational fit and the formulation of transformational rules in fsQCA [Working Paper nº 2010, v. 61. Small-N Compasss: Systematic cross-case analysis. Recuperado de https://www.researchgate.net/profile/Alrik-Thiem/publication/254068441_Set-Relational_Fit_and_the_Formulation_of_Transformational_Rules_in_fsQCA/links/55b88a3308aec0e5f4399b18/Set-Relational-Fit-and-the-Formulation-of-Transformational-Rules-in-fsQCA.pdf
Thiem, A., & Dusa, A. (2012). Introducing the QCA Package: A Market Analysis and Software Review. Qualitative & Multi-Method Research, 10(2), 45-9. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/280545692_Introducing_the_QCA_Package_A_Market_Analysis_and_Software_Review
Torman, V. B. L, Coster, R., & Riboldi, J. (2012). Normality of variables: diagnosis methods and comparison of some nonparametric tests by simulation. Revista HCPA, 32(2), 227-234. Recuperado de https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/158102
Vignochi, L., Lezana, A. G. R., & Paines, P. A. (2020). Associações entre estilos cognitivos, flexibilidade e perfil de liderança empreendedora de universitários. Revista Alcance, 27(3), 276-292.
Welsh, D., Tullar, W., & Nemati, H. (2016). Entrepreneurship education: process, method, or both? Journal of Innovation & Knowledge, 12(2), 345-379. https://doi.org/10.1016/j.jik.2016.01.005
Wilson, K. E., Vyakarnam, S., Volkmann, C., Mariotti, S., & Rabuzzi, D. (2009, April). Educating the next wave of entrepreneurs: Unlocking entrepreneurial capabilities to meet the global challenges of the 21st century. A Report of the Global Education Initiative. Cologny, Geneva, Switzerland: World Economic Forum. https://doi.org/10.2139/ssrn.1396704
World Economic Forum. (2016). The Future of Jobs: Employment, skills and workforce strategy for the fourth industrial revolution. Global Challenge Insight Report. Cologny, Geneva, Switzerland: World Economic Forum. Recuperado de http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs.pdf
Yu, Y., Yu, Y., & Lin, Y. (2019). Anxiety and depression aggravate impulsiveness: the mediating and moderating role of cognitive flexibility. Psychology, Health & Medicine, 25(1), 25-36. https://doi.org/10.1080/13548506.2019.1601748
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Douglas Schwolk Fontan Ayres de Aguirre, Suzete Antonieta Lizote, Maria Cristina Almeida Gama Guerra
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0
, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.