Casos de Ensino em Empreendedorismo: Dando Vida e Significado ao Aprendizado
DOI:
10.14211/regepe.v9i4.1995Palavras-chave:
Casos de ensino, Empreendedorismo, Cenário de negócioResumo
Como Editor Adjunto para Casos e Relatos Tecnológicos, é com grande satisfação que tenho testemunhado, nos últimos anos, a melhora considerável na qualidade dos casos de ensino submetidos à REGEPE. Tanto a proporção de casos rejeitados quanto a quantidade de recomendações de ajustes aos aprovados diminuíram consideravelmente.
Um caso de ensino pode ser definido como um amplo espectro de métodos instrucionais, que giram em torno da leitura e da discussão de um documento sobre um cenário de negócio, conhecido como “caso”.Downloads
Referências
Argyris, C. (1980). Some Limitations of the Case Method Experiences in a Management Development Program. Academy of Management Review, 5(2), 291-298. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1980.4288765
Bridgman, T., Cummings, S., & Mclaughlin, C. (2016). Restating the Case: How Revisiting the Development of the Case Method Can Help Us Think Differently About the Future of the Business School. Academy of Management Learning & Education, 15(4), 724-741. DOI: https://doi.org/10.5465/amle.2015.0291
Garvin, D. A. (2003). Making the Case. Harvard Magazine, 106(1), 56-65.
Garvin, D. A. (2007). Teaching Executives and Teaching MBAs: Reflections on the Case Method. Academy of Management Learning & Education, 6(3), 364-374. DOI: https://doi.org/10.5465/amle.2007.26361626
Greenhalgh, A. M. (2007). Case Method Teaching as Science and Art: A Metaphoric Approach and Curricular Application. Journal of Management Education, 31(2), 181-194. DOI: https://doi.org/10.1177/1052562906291306
Lane, J. L. (2007). Case Writing Guide. Penn State, University Park, PA: Schreyer Institute for Teaching Excellence.
Lapoule, P. A., & Lynch, B. R. (2018). The case study method: exploring the link between teaching and research. Journal of Higher Education Policy and Management, 40(5), 485-500. DOI: https://doi.org/10.1080/1360080X.2018.1496515
Liang, N., & Wang, J. (2004). Implicit Mental Models in Teaching Cases: An Empirical Study of Popular MBA Cases in the United States and China. Academy of Management Learning & Education, 3(4), 397-413. DOI: https://doi.org/10.5465/amle.2004.15112545
Liesz, T. J., & Pettit-O'Malley, K. L. (2016). The Use of Formal Discussant Teams to Enhance Classroom Discussion of Assigned Case Studies. Business Education Innovation Journal, 8(2), 59.
Nagel, G. K. (1991) Case Method: Its Potential for Training Administrators, NASSP bulletin, 75(539), 37-43. DOI: https://doi.org/10.1177/019263659107553908
Theroux, J., & Clark, K. (2004). The real time case method: A new approach to an old tradition. Journal of Education for Business, 79(3), 163.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 374 PDF downloads: 221 PDF (English) downloads: 78
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.