Associação entre satisfação e desempenho em redes de franquias: um estudo sob a perspectiva da análise de correspondência

Autores

  • Thalia Rodrigues Viana Departamento de Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa/MG, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0404-7167
  • Ana Cláudia Azevedo Departamento de Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa/MG, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0404-7167
  • Rafael Morais Pereira Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração, Universidade Paulista, UNIP, São Paulo/SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1656-0489

DOI:

https://doi.org/10.14211/ibjesb.e2187

Palavras-chave:

Satisfação do franqueado, Redes de franquias, Relação franqueador e franqueado, Análise de Correspondência

Resumo

Objetivo: analisar a relação associativa entre o desempenho das redes de franquias e o nível de satisfação dos franqueados, sob a hipótese de que o nível de satisfação dos franqueados apresenta uma associação positiva com o desempenho da rede. Metodologia/abordagem: pesquisa descritiva e documental, com abordagem quantitativa, em 106 redes de franquias brasileiras, pertencentes a 12 setores distintos, que compreendem um total de 20.261 unidades franqueadas. Os dados, referentes ao exercício de 2019, foram compilados dos anuários editados e auditados pela Associação Brasileira de Franchising e pelo Serasa Experian (PEGN). As variáveis categóricas utilizadas na pesquisa foram: (i) desempenho da rede, (ii) satisfação dos franqueados, (iii) idade de rede, (iv) tamanho da rede e (v) taxa de franquia. Principais resultados: a hipótese de que a satisfação do franqueado está associada positivamente com o desempenho da rede foi confirmada pelas estatísticas descritivas levantadas e pela aplicação da técnica exploratória da análise de correspondência (ANACOR). Contribuições teóricas/metodológicas: os resultados encontrados contribuem para a robustez das pesquisas científicas sobre franchising, especificamente no campo de estudo sobre a relação entre franqueador e franqueado. Relevância/originalidade: este estudo valida empiricamente uma associação proposta na literatura, envolvendo satisfação e desempenho, no contexto de franquias. Contribuições sociais/para a gestão: contribuição gerencial, ao reforçar a importância de os franqueadores fornecerem suporte aos seus franqueados.

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Biografia do Autor

Thalia Rodrigues Viana, Departamento de Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa/MG, Brasil

Thalia Rodrigues Viana é bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui experiência em gestão de redes de franquias, sobretudo, no gerenciamento de uma rede do setor alimentício, com franqueadas nas regiões Sudeste e Centro-oeste do país. Sua área de interesse envolve relações interorganizacionais com especial atenção às redes de franquia, no âmbito das práticas de gestão por parte dos franqueadores.

Ana Cláudia Azevedo, Departamento de Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa/MG, Brasil

Ana Cláudia Azevedo é professora adjunta de Estratégia e Políticas Empresariais no Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV), atuando também no Programa de Pós-Graduação em Administração da referida instituição (PPGAdm-UFV). Possui doutorado em Administração pela FEA-USP. É líder Grupo de Pesquisa em Redes, Estratégia e Desenvolvimento (GpRED). Suas áreas de interesse incluem estratégias e relações interorganizacionais, clusters, redes, e, ecossistemas de negócio, na perspectiva de governança, desenvolvimento e inovação. Seus artigos vem sendo publicados em revistas como Entrepreneurship and Regional Development, Journal of Engineering and Technology Management e Journal of Business & Industrial Marketing.

Rafael Morais Pereira, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração, Universidade Paulista, UNIP, São Paulo/SP, Brasil

Rafael Morais Pereira é professor titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Paulista (PPGA UNIP), professor colaborador do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera (MPA UNIB) e professor contratado do Departamento de Administração da Universidade de São Paulo (FEA USP). Possui Doutorado e Mestrado em Administração pela FEA-USP. Suas áreas de interesse incluem: Estratégia Organizacional, Inovação Global e Negócios Internacionais. Seus artigos vem sendo publicado em revistas como Journal of Knowledge Management, British Journal of Educational Technology, Journal of Workplace Learning, Journal of Science and Technology Policy Management, e, Technology Analysis & Strategic Management.

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Publicado

09-09-2022

Como Citar

Rodrigues Viana, T., Azevedo, A. C., & Morais Pereira, R. (2022). Associação entre satisfação e desempenho em redes de franquias: um estudo sob a perspectiva da análise de correspondência. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 11(2), e2187. https://doi.org/10.14211/ibjesb.e2187

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)