Associação entre satisfação e desempenho em redes de franquias: um estudo sob a perspectiva da análise de correspondência
DOI:
https://doi.org/10.14211/ibjesb.e2187Palavras-chave:
Satisfação do franqueado, Redes de franquias, Relação franqueador e franqueado, Análise de CorrespondênciaResumo
Objetivo: analisar a relação associativa entre o desempenho das redes de franquias e o nível de satisfação dos franqueados, sob a hipótese de que o nível de satisfação dos franqueados apresenta uma associação positiva com o desempenho da rede. Metodologia/abordagem: pesquisa descritiva e documental, com abordagem quantitativa, em 106 redes de franquias brasileiras, pertencentes a 12 setores distintos, que compreendem um total de 20.261 unidades franqueadas. Os dados, referentes ao exercício de 2019, foram compilados dos anuários editados e auditados pela Associação Brasileira de Franchising e pelo Serasa Experian (PEGN). As variáveis categóricas utilizadas na pesquisa foram: (i) desempenho da rede, (ii) satisfação dos franqueados, (iii) idade de rede, (iv) tamanho da rede e (v) taxa de franquia. Principais resultados: a hipótese de que a satisfação do franqueado está associada positivamente com o desempenho da rede foi confirmada pelas estatísticas descritivas levantadas e pela aplicação da técnica exploratória da análise de correspondência (ANACOR). Contribuições teóricas/metodológicas: os resultados encontrados contribuem para a robustez das pesquisas científicas sobre franchising, especificamente no campo de estudo sobre a relação entre franqueador e franqueado. Relevância/originalidade: este estudo valida empiricamente uma associação proposta na literatura, envolvendo satisfação e desempenho, no contexto de franquias. Contribuições sociais/para a gestão: contribuição gerencial, ao reforçar a importância de os franqueadores fornecerem suporte aos seus franqueados.
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