Crescer é fácil? Você que pensa! – O caso da Jully Beleza e Makeup

Autores

  • Ítalo Anderson Taumaturgo dos Santos Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, Universidade de São Paulo (FEA/USP), São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5057-098X
  • Halana Adelino Brandão Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA), Juazeiro do Norte, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4601-4323

DOI:

https://doi.org/10.14211/ibjesb.e2228

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Crescimento de Empresas, Effectuation, Causation

Resumo

O caso de estudo relata as dificuldades encontradas pelos empreendedores Isabela e Daniel na implementação e crescimento da Jully Beleza e Makeup. A história da empresa, que surgiu a partir de um plano de negócio elaborado por Isabela, retrata as tradicionais barreiras enfrentadas por empreendedores no crescimento do negócio, como a falta de acesso à crédito e a baixa credibilidade por parte dos fornecedores. Embora a empresa tenha aproveitado um bom período de liderança no mercado e alto faturamento, os empreendedores se deparam com novos e peculiares desafios que afetam o crescimento da organização. A discussão do presente caso busca promover reflexões acerca das dificuldades encontradas pelos empreendedores no processo de crescimento de um negócio. Os dados para construção do trabalho foram coletados a partir de uma entrevista não-estruturada, realizada com os fundadores da empresa em questão. É indicada a aplicação do caso em disciplinas relacionadas ao desenvolvimento de competência e habilidades para formação empreendedora, tais como empreendedorismo, estratégia e jogos empresariais.

Classificação JEL: M00, M10, L26

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Biografia do Autor

Ítalo Anderson Taumaturgo dos Santos, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, Universidade de São Paulo (FEA/USP), São Paulo, SP, Brasil

é doutorando em Administração na FEA/USP, e professor assistente do Curso Superior de Tecnologia em Logística da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte. Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB) e é graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Suas áreas de interesse incluem Gestão de Stakeholders, Justiça Organizacional e Casos para Ensino, publicando artigos em periódicos como a BASE, GV Casos, Revista Contemporânea em Administração e eventos como Academy of Management, Semead e Enanpad.

Halana Adelino Brandão, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA), Juazeiro do Norte, CE, Brasil

é professora de marketing no Centro de Ciências Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Possui mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Suas áreas de interesse incluem Marketing, Consumo, Serviços, Pesquisa Qualitativa, Caso para Ensino. Suas pesquisas vêm sendo publicadas em revistas como Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP); Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF) e Revista Economia e Gestão (E&G).

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Publicado

13-11-2022

Como Citar

Santos, Ítalo A. T. dos, & Brandão, H. A. (2022). Crescer é fácil? Você que pensa! – O caso da Jully Beleza e Makeup. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 11(3), e2228. https://doi.org/10.14211/ibjesb.e2228

Edição

Seção

Caso de ensino

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