Capacidade Relacional e Desenvolvimento de Novos Produtos em Pequenas Empresas de Base Tecnológica

Autores

DOI:

10.14211/regepe.v7i3.857

Palavras-chave:

Capacidade Relacional, Aliança Estratégica, Desenvolvimento de Novos Produtos, Pequenas Empresas de Base Tecnológica, Biotecnologia

Resumo

A integração das atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), bem como a multidisciplinaridade dos conhecimentos gerados, contribuem para que as pequenas empresas de base tecnológica (PEBTs) busquem de forma contínua e colaborativa a inovação em seus produtos. Sendo assim, o amadurecimento da capacidade relacional a partir de alianças estratégicas pode ser relevante para a conquista de diferenciais competitivos a partir do desenvolvimento de novos produtos (DNP). Diante deste contexto, buscou-se responder à seguinte questão de pesquisa: como se dá a interação entre capacidade relacional e DNP? Para tal, delineou-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa realizada a partir de estudo de caso múltiplo com quatro PEBTs do setor de biotecnologia. Dados primários foram coletados a partir de entrevistas estruturadas e dados secundários foram obtidos a partir de documentos organizacionais, incluindo contratos, projetos e relatórios de DNP. Adotou-se a análise de conteúdo para interpretar os dados e foi utilizada uma estratégia analítica baseada em proposições teóricas que conduziram as discussões. Além disso, adotou-se o software Iramuteq para recuperação de corpus textuais e palavras. A partir da discussão dos resultados foi possível analisar como as PEBTs de biotecnologia planejam, estruturam, coordenam e sincronizam as alianças estratégicas contratuais para o DNP. Os resultados agregados também fundamentaram a proposição de um modelo descritivo sobre a capacidade relacional associada ao DNP, identificando suas interações e sinergias processuais, o que contribui para o avanço do conhecimento sobre gestão de alianças estratégicas para DNP em PEBTs.

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Biografia do Autor

João Marcos Silva de Almeida, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, (Brasil). Professor do Ensino Superior da Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Priscila Rezende da Costa, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, (Brasil). Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Sergio Silva Braga Junior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, (Brasil). Professor do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, São Paulo. 

Geciane Silveira Porto, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FEA-RP/USP.

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo - São Pulo, (Brasil). Professora no Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações da Universidade de São Paulo – FEARP/USP.

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Publicado

06-09-2018

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Como Citar

Almeida, J. M. S. de, Costa, P. R. da, Braga Junior, S. S., & Porto, G. S. (2018). Capacidade Relacional e Desenvolvimento de Novos Produtos em Pequenas Empresas de Base Tecnológica. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 7(3), 141–166. https://doi.org/10.14211/regepe.v7i3.857

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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