Formulário de avaliação de manuscrito: Caso de ensino
Título do artigo
Pontos a serem avaliados no Caso de ensino
1. Dilema ou problema*
O dilema ou o problema é comunicado claramente? Informa quando, onde e, em que contexto acontece? Qual o grau de interesse provocado pelo dilema?
2. Protagonista*
Há clareza com respeito ao protagonista e sobre as informações sobre quem é?
3. Informações e/ou dados sobre o empreendimento ou organização e seu contexto*
Há informações sobre setor, tipo de indústria, localidade, país, em que ponto do ciclo de vida a organização está, época? As informações e dados fornecidos no caso e em suas Notas de ensino permitem que os alunos / participantes possam realizar adequadamente o diagnóstico e ou propor soluções? Há alinhamento das perspectivas teóricas oferecidas nas Notas de ensino com os dados do Caso de ensino?
4. Orientação do Caso de ensino*
O caso é para diagnóstico do problema ou para propor soluções para o problema apresentado? Essa orientação está clara e explicitamente posta? Apresenta claramente que teoria ou teorias embasam a análise do caso?
5. A redação do Caso de ensino*
O texto usa verbos no passado? A sequência em que as informações sobre os principais problemas com que o protagonista se defronta estão claras e atraentes? O caso está bem redigido?
6. Tamanho do Caso de ensino*
É possível apresentar o caso na íntegra em uma aula (2h-aulas)? É necessário recomendar ênfase em algum aspecto do caso ou a sua aplicação demandaria mais de uma aula?
7. Neutralidade do caso com respeito a respostas, soluções, recomendações*
O caso não induz ou viesa para possíveis respostas, soluções e recomendações? O texto permite que os participantes possam discutir e livremente utilizarem a(s) teoria(s) recomendada(s) para chegarem à análise do(s) problema(s), e indiquem soluções possíveis.
Pontos a serem avaliados nas Notas de ensino
8. Objetivos de aprendizagem*
Há clareza dos objetivos de aprendizagem nas Notas de ensino? Há indicação das habilidades que serão desenvolvidas?
9. Perspectivas teóricas apresentadas*
Elas São adequadas e permitem examinar o caso em amplitude e profundidade? Recomendaria / adicionaria alguma outra teoria para complementar e aprofundar a análise do caso?
10. Preparação e tarefas para os alunos*
Há indicação e clareza das tarefas demandadas aos alunos para preparação adequada para a discussão do caso e participação em sala de aula (sessão plenária)?
11. Diagnóstico e ou solução para o dilema*
As notas de ensino direcionam o professor / facilitador (e o próprio caso) para que possam guiar os alunos a chegarem ao diagnóstico do problema e ou alternativas de soluções? Há indicações para selecionar a melhor solução (se aplicável)? Fornece respaldo para conseguirem propor passos para implementação da solução (como, quando e quem participaria dessa implementação)?
Pontos a serem avaliados para a Prática em sala de aula
12. Potencial de entusiasmo em engajamento dos alunos*
Há possibilidade de geração de entusiasmo e de participação espontânea dos alunos? Possibilita gerar interação entre alunos (com apoio do professor) e de cocriarão de conhecimento e desenvolvimento de habilidades?
13. Sugestões adicionais para dinâmica e aplicação em sala de aula*
Há indicações para arranjo de sala (ou de breakout rooms*) para aplicação do caso? Há alguma indicação para o professor / facilitador quanto a uso de equipamentos de multimídia, quadro ou outros recursos?
* A small meeting room or a separate part of an internet meeting where small group can discuss a particular issue before returning to the main meeting (Cambridge Dictionary).
14. Avaliação Geral*
Utilize o espaço abaixo para a avaliação qualitativa do manuscrito. Tente elaborar considerações claras e específicas sobre cada um dos itens avaliados acima. Este espaço também pode ser utilizado para descrever comentários gerais que possam levar à melhoria do manuscrito como, por exemplo, aspectos relacionados a estrutura do manuscrito (divisão de seções/subseções), forma de apresentação dos resultados (gráficos, tabelas, etc.) ou outros comentários úteis aos autores.
15. Conclusão do revisor*
(Recomendação):
16. Em conformidade com a Ciência Aberta, perguntamos se você (revisor/avaliador) concorda com a publicação dos relatórios de avaliação do manuscrito, de acordo com as seguintes opções:*