Formulário de avaliação de manuscrito: Caso de ensino

Título do artigo

Pontos a serem avaliados no Caso de ensino

1. Dilema ou problema*

O dilema ou o problema é comunicado claramente? Informa quando, onde e, em que contexto acontece? Qual o grau de interesse provocado pelo dilema?

2. Protagonista*

Há clareza com respeito ao protagonista e sobre as informações sobre quem é?

3. Informações e/ou dados sobre o empreendimento ou organização e seu contexto*

Há informações sobre setor, tipo de indústria, localidade, país, em que ponto do ciclo de vida a organização está, época? As informações e dados fornecidos no caso e em suas Notas de ensino permitem que os alunos / participantes possam realizar adequadamente o diagnóstico e ou propor soluções? Há alinhamento das perspectivas teóricas oferecidas nas Notas de ensino com os dados do Caso de ensino?

4. Orientação do Caso de ensino*

O caso é para diagnóstico do problema ou para propor soluções para o problema apresentado? Essa orientação está clara e explicitamente posta? Apresenta claramente que teoria ou teorias embasam a análise do caso?

5. A redação do Caso de ensino*

O texto usa verbos no passado? A sequência em que as informações sobre os principais problemas com que o protagonista se defronta estão claras e atraentes? O caso está bem redigido?

6. Tamanho do Caso de ensino*

É possível apresentar o caso na íntegra em uma aula (2h-aulas)? É necessário recomendar ênfase em algum aspecto do caso ou a sua aplicação demandaria mais de uma aula?

7. Neutralidade do caso com respeito a respostas, soluções, recomendações*

O caso não induz ou viesa para possíveis respostas, soluções e recomendações? O texto permite que os participantes possam discutir e livremente utilizarem a(s) teoria(s) recomendada(s) para chegarem à análise do(s) problema(s), e indiquem soluções possíveis.

Pontos a serem avaliados nas Notas de ensino

8. Objetivos de aprendizagem*

Há clareza dos objetivos de aprendizagem nas Notas de ensino? Há indicação das habilidades que serão desenvolvidas?

9. Perspectivas teóricas apresentadas*

Elas São adequadas e permitem examinar o caso em amplitude e profundidade? Recomendaria / adicionaria alguma outra teoria para complementar e aprofundar a análise do caso?

10. Preparação e tarefas para os alunos*

Há indicação e clareza das tarefas demandadas aos alunos para preparação adequada para a discussão do caso e participação em sala de aula (sessão plenária)?

11. Diagnóstico e ou solução para o dilema*

As notas de ensino direcionam o professor / facilitador (e o próprio caso) para que possam guiar os alunos a chegarem ao diagnóstico do problema e ou alternativas de soluções? Há indicações para selecionar a melhor solução (se aplicável)? Fornece respaldo para conseguirem propor passos para implementação da solução (como, quando e quem participaria dessa implementação)?

Pontos a serem avaliados para a Prática em sala de aula

12. Potencial de entusiasmo em engajamento dos alunos*

Há possibilidade de geração de entusiasmo e de participação espontânea dos alunos? Possibilita gerar interação entre alunos (com apoio do professor) e de cocriarão de conhecimento e desenvolvimento de habilidades?

13. Sugestões adicionais para dinâmica e aplicação em sala de aula*

Há indicações para arranjo de sala (ou de breakout rooms*) para aplicação do caso? Há alguma indicação para o professor / facilitador quanto a uso de equipamentos de multimídia, quadro ou outros recursos?

* A small meeting room or a separate part of an internet meeting where  small group can discuss a particular issue before returning to the main meeting (Cambridge Dictionary).

14. Avaliação Geral*

Utilize o espaço abaixo para a avaliação qualitativa do manuscrito. Tente elaborar considerações claras e específicas sobre cada um dos itens avaliados acima. Este espaço também pode ser utilizado para descrever comentários gerais que possam levar à melhoria do manuscrito como, por exemplo, aspectos relacionados a estrutura do manuscrito (divisão de seções/subseções), forma de apresentação dos resultados (gráficos, tabelas, etc.) ou outros comentários úteis aos autores.

15. Conclusão do revisor* 

(Recomendação):

16. Em conformidade com a Ciência Aberta, perguntamos se você (revisor/avaliador) concorda com a publicação dos relatórios de avaliação do manuscrito, de acordo com as seguintes opções:*