Formulário de avaliação de manuscrito: Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

Título do artigo*

1. Redação*

A redação e a estrutura dos textos devem ser claras, objetivas e concisas tendo relação com um trabalho científico. Por trabalho científico entende-se um texto realizado com metodologia criteriosa contendo uma argumentação baseada no conhecimento científico e não no senso comum.

2.Objetivo*

O objetivo do trabalho deve ser bem definido. Isso quer dizer que o autor é capaz de estabelecer um ou mais objetivos, sustentar a argumentação em torno de tais objetivos e finalmente, alcançar os objetivos propostos.

3. Base teórica*

A base teórica do artigo deve ser consistente. Por consistência entendemos a coerência na exposição das ideias contidas no texto e a relação entre elas, e os demais elementos do trabalho (metodologia, discussão e conclusão).

4. Metodologia*

Deve ser clara e consistente com o referencial teórico e os objetivos do artigo.

5. Resultados*

Eles devem ser relevantes e consistentes com a metodologia e discutidos em relação a outros estudos revisados.

6. Conclusão*

Deve ser consistente e coerente com os objetivos propostos.

7. Avaliação Geral*

Utilize o espaço abaixo para a avaliação qualitativa do manuscrito. Tente elaborar considerações claras e específicas sobre cada um dos itens avaliados acima. Este espaço também pode ser utilizado para descrever comentários gerais que possam levar à melhoria do manuscrito como, por exemplo, aspectos relacionados a estrutura do manuscrito (divisão de seções/subseções), forma de apresentação dos resultados (gráficos, tabelas, etc.) ou outros comentários úteis aos autores.

8. Conclusão do revisor*

9. Em conformidade com a Ciência Aberta, perguntamos se você (revisor/avaliador) concorda com a publicação dos relatórios de avaliação do manuscrito, de acordo com as seguintes opções:*