Conformidade com a Ciência Aberta

O movimento Ciência Aberta propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com as diretrizes de Ciência Aberta, a REGEPE adota uma série de práticas, como: a política de acesso livre; o código de boas práticas para editores; o uso das redes sociais para divulgação de trabalhos publicados; e a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria, conforme CRediT (Contributor Roles Taxonomy).

Além disso, incentiva o compartilhamento e a disponibilização dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos tais como as bases de dados das análises, os instrumentos de coleta de dados, os códigos de programa de computadores utilizados nas análises estatísticas e demais materiais adicionais. Eles podem ser disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, Zenodo, Figshare e OSF, caso não possam ser publicados no próprio trabalho. Os autores de trabalhos aprovados irão preencher o formulário de Declaração sobre Conformidade com a Ciência Aberta, de forma a darem total transparência a essas informações.

A REGEPE incentiva a publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO Preprints e EmeRI, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.

Por fim, em sintonia com as práticas da ciência aberta, a REGEPE oferece aos autores e pareceristas opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores do artigo (no momento da submissão com uma simples seleção da opção e, posteriormente, caso aprovado, por assinatura do Declaração sobre Conformidade com a Ciência Aberta e pelos avaliadores (pela seleção das opções constantes no Formulários próprios de avaliação*, já integrado o ReviewerCredits ao sistema OJS da REGEPE.

Em caso de publicação das avaliações que fundamentaram a decisão de publicação do artigo, elas poderão ser editadas pelo corpo editorial da revista.

Cabe ressaltar que também creditadamos à contribuição dos Editores Associados (Handling Editors) no artigo publicado.

 

-----

* Formulários de avaliação de manuscritos da REGEPE

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

Ensaio teórico

Caso de ensino

Artigo tecnológico

Artigo metodológico

Discussão (Pensata)

Resenha de livro

Obituário