COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS DE PROPRIETÁRIOS FRANQUEADOS DE ESCOLAS DE IDIOMAS DO INTERIOR DO PARANÁ

Authors

  • Vanessa Pagnoncelli Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro
  • Marcia Aparecida Zampier Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro
  • Silvio Roberto Stefano Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v3i3.150

Keywords:

Competências empreendedoras, franquias, expectativas de crescimento

Abstract

O objetivo geral do presente estudo é analisar as competências empreendedoras de proprietários franqueados de escolas de idiomas no interior do Paraná, de acordo com o modelo de Man e Lau (2000), e as expectativas futuras de crescimento. Para atingir esse objetivo foi realizado um estudo de multicasos e os dados foram coletados por meio de entrevistas com quatro participantes, sendo duas proprietárias de franquias de escolas de idiomas do interior do Paraná. Considera-se que este trabalho atingiu o objetivo proposto, uma vez que as competências puderam ser identificadas e analisadas dentro do modelo adotado e verificada a frequência com que cada uma foi identificada nos empreendedores participantes. Também foi possível verificar que os participantes buscam desenvolver suas competências e que possuem formas semelhantes de fazê-lo. Por fim, pode-se compreender que os franqueados possuem expectativa de crescimento devido à ocorrência de futuras competições esportivas no Brasil e ao aumento da classe C.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vanessa Pagnoncelli, Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro

Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Centro Oeste.

Marcia Aparecida Zampier, Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná; Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste.

Silvio Roberto Stefano, Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro

Pós-Doutorando em Administração pela Univali (2014). Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008), Mestrado em Administração pela PPGA UEM/UEL (2002). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM. Pesquisador PqC. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária.

Published

2015-02-26

How to Cite

Pagnoncelli, V., Zampier, M. A., & Stefano, S. R. (2015). COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS DE PROPRIETÁRIOS FRANQUEADOS DE ESCOLAS DE IDIOMAS DO INTERIOR DO PARANÁ. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 3(3), 129–160. https://doi.org/10.14211/regepe.v3i3.150

Issue

Section

Research Articles

Most read articles by the same author(s)