A quem interessa os artigos científicos na área de empreendedorismo? Um dilema sobre o formato e o idioma das publicações

Authors

  • Vânia Maria Jorge Nassif Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas – ANEGEPE https://orcid.org/0000-0003-3601-2831

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v8i3.1740

Keywords:

Empreendedorismo, Publicação científica, Publicação nacional, Repositório científico

Abstract

Nas últimas décadas, temos assistido a uma corrida na transformação dos periódicos internacionais e, de maneira expressiva, nos periódicos nacionais. Essas mudanças são decorrentes da tecnologia da informação e vêm abrindo horizontes, propiciando cada vez mais a inserção de acadêmicos, executivos e do público em geral no mundo do conhecimento e das informações em tempo real. São mudanças significativas e que requerem nossa atenção, sobretudo quando voltada aos acadêmicos e interessados nas diferentes áreas do conhecimento.

Garrido e Rodrigues (2010, p. 57) afirmam que “as mudanças impulsionadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) marcam significativamente a forma como as instituições de ensino e pesquisa lidam com as publicações acadêmicas”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vânia Maria Jorge Nassif, Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas – ANEGEPE

Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Administração da Universidade Nove de Julho - Uninove, na área de Empreendedorismo em Pequenas Organizaçoes. Editora Chefe da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE

 

References

Alcadipani, R. (2017). Periódicos brasileiros em inglês: a mímica do publish or perish “global”. RAE, São Paulo, v. 57, n. 4, pp. 405-411 (Perspectiva).

Garcia, M. L. T. (2011). Produção de conhecimento “a quem e para que serve?” Argumentum, Vitória (ES), v. 1, n.3, pp.4-10, jan./jun.

Garrido, I. S., & Rodrigues, R. S. (2010). Portais de periódicos científicos online: organização institucional das publicações. Perspectivas em Ciência da Informação, v.15, n.2, pp.56-72, maio./ago.

Rossoni, L. (2018). Em Defesa das Publicações em Português. Editorial, Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v.17 n.3 Set-Dez.

Sousa, V. D., Driessnack, M., & Santos, M. F. (2006). Como escrever o resumo de um artigo para publicação. Acta paul. enferm. v.19 n.3, São Paulo July/Sept (Editorial).

Published

2019-09-02

How to Cite

Nassif, V. M. J. (2019). A quem interessa os artigos científicos na área de empreendedorismo? Um dilema sobre o formato e o idioma das publicações. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 8(3), i-viii. https://doi.org/10.14211/regepe.v8i3.1740

Issue

Section

Editorial

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2