Teoria da Aprendizagem Experiencial no Ensino de Empreendedorismo: Um Estudo Exploratório

Autores/as

  • Patricia Viveiros de Castro Krakauer pkrakauer@terra.com.br
    Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP
  • Silvio Aparecido dos Santos sadsanto@usp.br
    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida martinho@usp.br
    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP

DOI:

10.14211/regepe.v6i1.353

Palabras clave:

empreendedorismo, ensino, teoria da aprendizagem experiencial

Resumen

A partir da consideração de autores sobre a importância da experiência no processo de aprendizagem da temática empreendedorismo, discute-se no presente artigo as proposições da teoria experiencial no contexto de tal temática através da compreensão das características consideradas essenciais. Buscou-se com a pesquisa responder ao questionamento de como professores percebem as características da aprendizagem experiencial no ensino de empreendedorismo, objetivando-se elaborar um quadro referencial à luz dos dados primários obtidos. Fundamentada na teoria da aprendizagem experiencial, trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, que utilizou como procedimento entrevistas com especialistas, considerados docentes de empreendedorismo. Foram entrevistados 16 especialistas da cidade de São Paulo, sendo que para a análise dos dados foi utilizada a análise de discurso. Os principais resultados demonstraram que a experiência é essencial para se ensinar empreendedorismo, sendo que várias características da teoria foram percebidas pelos entrevistados quando avaliadas pela perspectiva da temática em questão e algumas limitações, como: a duração da aula, a disposição do aluno para tarefas fora do ambiente escolar, o planejamento curricular e a preparação do professor. Trata-se de um tema de fronteira, ainda sem convergência de achados empíricos, e, portanto, factível para um estudo exploratório. O artigo poderá contribuir academicamente com um passo para o entendimento de um tema com tal natureza, e, na prática, com docentes que buscam explicações sobre a didática específica para se ensinar empreendedorismo. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia Viveiros de Castro Krakauer, Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade na Universidade de São Paulo – FEA/USP. Professora e pesquisadora na Faculdade de Campo Limpo – FACCAMP.

Silvio Aparecido dos Santos, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade na Universidade de São Paulo – FEA/USP, São Paulo. Professor Sênior da FEA/USP.

Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo. Professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA-USP.

Citas

Baker, A.C., Jensen, P.J., & Kolb, D.A. (2005). Conversation as experiencial learning. Management Learning, 36(4): 411-427.

Bruner, J.S. (1968). Recursos didáticos auxiliares. In:______. O processo da educação. 10ª. impressão. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

Corbett, A. C. (July, 2005). Experiential learning within the process of opportunity identification and exploitation. Entrepreneurship Theory and Practice, p.473-491.

Dolabela, F. (abril/junho,2004). Pedagogia empreendedora. Revista de Negócios, Blumenau, 9 (2):127-130.

Flick, U.(2009). Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed.

Gil, A.C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

Gill, R. (2000). Análise do discurso. In: Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Org: Bauer, M. W.; Gaskell, G. 6a. ed. Petropolis, Vozes.

Hannon, P. D. (2006). Teaching pigeons to dance: sense and meaning in entrepreneurship education. Education & Training, 48 (5): 296-308.

Hartt, V. (2008). Empreendedorismo jovem. Revista Conexão. Ano III, n. 15, p. 18-23, . Disponível em:

http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/noticias/revista_conexao/revistaconexao_edicao15_agostosetembro08/files/agosto_setembro_08_0.pdf Acesso em: 05/05/2012.

Honig, B. (2004). Entrepreneurship Education: Toward a Model of Contingency-Based Business Planning. Academy of Management Learning and Education, 3(3): 258–273.

Jones, C.,& English, J. (2004). A contemporary approach to entrepreneurship education. Education & Training, 46(8/9):416-423.

Katz, J.A. (2003). The chronology and intellectual trajectory of american entrepreneurship education. Journal of Business Venturing, 8 (2):283-300.

Katz, J. (2008). A. Fully mature but not fully legitimate: a different perspective on the state of entrepreneurship education. Journal of Small Business Management, 46(4): 550–566.

Klein, P. G.,& Bullock, J. B. (2006). Can entrepreneurship be taught? Journal of Agricultural and Applied Economics, 38(26).

Kolb, D. A. (1984). Experiential learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice Hall.

Kuratko, D.F. (2003).Entrepreneurship Education: Emerging Trends and Challenges for the 21st Century. White Paper, U.S. Association of Small Business Education, 2003. Disponível em:

http://labsel.pesarosviluppo.it/Modules/ContentManagment/Uploaded/CMItemAttachments/entrepreneurship%20education%20-%20emerging%20trends.pdf

Acesso em: 22/04/2013.

Kuratko, D. F.(2004). Entrepreneurship education in the 21st century: from legitimization to leadership. Coleman Foundation White Paper, 2004. Disponível em:

http://faculty.bus.olemiss.edu/dhawley/PMBA622%20SP07/Sloan/L3_M11_Entre_Education.pdf - Acesso em 23/05/2013.

Lima, E., Lopes, R.M., Nassif, V., & Silva, D. (2015). Opportunities to Improve Entrepreneurship Education: Contributions Considering Brazilian Challenges. Journal of Small Business Management, 53 (4):1013-1051.

Machado, N. J.(2011). Epistemologia e didática: As concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez.

Mainemelis, C., Boyatizis, R., & Kolb, D. (2002). Learning Styles and adaptive flexibility: Testing the experiential learning theory of development. Management Learning, 33 (1): 5-33.

Mattar, F. N. (2007). Pesquisa de Marketing. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Ministério Do Planejamento. (2013) Portal Brasileiro de Dados Abertos. 2013. Disponível em: http://dados.gov.br/ Acesso em 01/06/2013.

Moraes, L. V. S, & Hoeltgebaum, M. (2003). Um modelo para a análise do processo de aprendizagem de empreendedores. In: 3rd. International Conference of the IberoAmerican Academy of Management, 2003, São Paulo. Anais…

Neck, H. M., & Greene, P. G. (2011). Entrepreneurship education: Known worlds and new frontiers. Journal of Small Business Management, 49 (1): 55–70.

Pimentel, A. (2007). A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. Estudos de Psicologia, 12 (2):159-168.

Politis, D. (July, 2005). The process of entrepreneurial learning: a conceptual framework. Entrepreneurship Theory and Pratice, 29 (4): 399-424.

Rae, D. (2004). Entrepreneurial learning: a practical model from the creative industries. Education & Training, 46 (8/9): 492-500.

Rae, D., & Carswell, M. (2000). A life story approach in researching entrepreneurial learning. Education & Training, 42 (4/5): 220-227.

Ricca, J. L.(2204) Sebrae: o jovem empreendedor. Estudos Avançados, v.18 n.51. São Paulo May/Aug. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142004000200004&script=sci_arttext. Acesso em: 03/05/2013.

Santos, R. V. (2005). Abordagem dos processos de ensino e aprendizagem. Revista Integração. Ano XI, 40:19-31.

Triviños, A. N. S. (1897). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

Zampier, M.A., & Takahashi, A.R.W. (2011). Competências empreendedoras e processos de aprendizagem empreendedora: modelo conceitual de pesquisa. Cadernos EBAPE Br, v.9, edição especial, Rio de Janeiro.

Publicado

01-04-2017

Métricas


Visualizações do artigo: 3360     PDF (Português (Brasil)) downloads: 1344

Cómo citar

Krakauer, P. V. de C., Santos, S. A. dos, & Almeida, M. I. R. de. (2017). Teoria da Aprendizagem Experiencial no Ensino de Empreendedorismo: Um Estudo Exploratório. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 6(1), 101–127. https://doi.org/10.14211/regepe.v6i1.353

Número

Sección

Artículo de investigación (Teórico-empírico)

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a