A utilização de metodologias ágeis e sua contribuição para a inovação do modelo de negócios: um estudo de casos múltiplos no contexto de incubadoras e startups

Autores

  • Patrícia Guimarães Mota Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2615-4334
  • André Luiz Barbosa da Silva Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, GO, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3276-5019
  • Ricardo Limongi França Coelho Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, GO, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3231-7515

DOI:

https://doi.org/10.14211/ibjesb.e2170

Palavras-chave:

Metodologias ágeis, inovação em modelo de negócios, startups, incubadora de empresas

Resumo

Objetivo: compreender o fenômeno das metodologias ágeis e sua aplicação na inovação dos modelos de negócios existentes. Metodologia: um estudo qualitativo, com abordagem de casos múltiplos. Principais resultados: os achados empíricos confirmaram a importância das contribuições da incubadora para o desenvolvimento da inovação nas startups incubadas. Contribuições teóricas ou metodológicas: a pesquisa corrobora o que diz a literatura sobre o assunto e contribui com informações úteis ao processo de implementação de metodologias ágeis. Relevância e originalidade: este estudo é relevante porque trata de desafios ainda pouco conhecidos na implementação das metodologias ágeis, colaborando, assim, para preencher a lacuna existente na literatura. Contribuições sociais ou para a gestão: os resultados deste estudo podem ajudar os gestores das startups a lidar com as adversidades em implantar e de se adaptar às metodologias ágeis; e a buscar um acompanhamento mais efetivo da incubadora ao longo desse processo.

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Biografia do Autor

Patrícia Guimarães Mota, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil

é analista de ambientes de inovação no Governo do Estado de Goiás. Possui mestrado em Administração, linhas empreendedorismo, inovação e estratégia pela UFG e graduação em Administração pela Faculdade Anhanguera de Anápolis. Possui MBA em controladoria e finanças. Suas áreas de interesse incluem empreendedorismo e inovação. Teve um ensaio teórico apresentando no Encontro Anual da ANPAD que é um dos mais relevantes congressos anuais dentro do campo das ciências administrativas, contábeis e afins.

André Luiz Barbosa da Silva, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, GO, Brasil

é Pesquisador de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) na Universidade Federal de Goiás e Docente Titular no Ibmec São Paulo. É Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, na área de Estratégias de Marketing. Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-SP (2011). Atuou como professor adjunto substituto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e foi Coordenador e professor do Curso de Graduação em Administração no Centro Universitário São Camilo-SP. Experiência em cursos de MBAs na área de gestão e marketing Ibmec, Senac, Trevisan e Universidade Federal de Goiás. Pesquisador da área de Marketing com produção de artigos científicos e pesquisas aplicadas. Tem interesse de pesquisa em teoria institucional, legitimidade, empreendedor institucional com ênfase em marketing, emoções no comportamento de compra e jornada de compra.

Ricardo Limongi França Coelho, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, GO, Brasil

é Doutor em Administração na linha de Estratégias de Marketing pela EAESP/FGV, com estágio doutoral na Cornell University sob supervisão de Vithala Rao. Pós doutorado em Economia Comportamental aplicada ao Marketing pela UnB e Pós doutorado em Machine Learning aplicado ao Marketing pela UFRGS. Professor Adjunto III na Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Permanente, e coordenador no biênio (2020-2022), do Programa de Pós Graduação em Administração. Coordenador do MBA em Marketing Estratégico. Professor Visitante e coordenador do projeto interinstitucional de colaboração na Universidade Santiago do Chile (USACH). Foi líder de tema no Egepe 2019 e Emprad 2021e lidera tema de pesquisa na Divisão de Marketing desde 2019 na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Possui formação complementar em Estatística Espacial, Data Science e Machine Learning. Suas pesquisas já foram, indicadas e/ou premiadas, pela base de dados internacional Emerald (2015/2017) e eventos científicos como SEMEAD (2013) e EMA (2014/2018). Teve projetos aprovados em Editais Científicos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e CNPQ. Seus temas de interesse são: Desempenho Aplicado ao Marketing, nível empresa ou consumidor; Marketing Analytics e Machine Learning. Coordena o ADMKT - Laboratório de Pesquisa em Marketing e Data Analytics (https://admkt.face.ufg.br), certificado pelo CNPq, desde o ano de 2012.

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Publicado

05-10-2022

Como Citar

Guimarães Mota, P., Luiz Barbosa da Silva, A., & Limongi França Coelho, R. (2022). A utilização de metodologias ágeis e sua contribuição para a inovação do modelo de negócios: um estudo de casos múltiplos no contexto de incubadoras e startups. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 11(2), e2170. https://doi.org/10.14211/ibjesb.e2170

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)